terça-feira , 25 de janeiro de 2022
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Você sabe quais cuidados tomar durante compras na Black Friday?

Você sabe quais cuidados tomar durante compras na Black Friday?

Por conta da Black Friday, o Procon de Tupã passa algumas orientações para os consumidores aproveitarem a data de forma consciente e responsável, evitando golpes e outros transtornos.

O órgão recomenda que os produtos e serviços de interesse sejam antecipadamente pesquisados, como suas características, funções e, principalmente, o preço que está sendo praticado hoje no mercado.

Em compras online o consumidor pode inclusive fazer uma cópia da tela dos aparelhos eletrônicos onde indica o preço ofertado anteriormente pelo estabelecimento, deste modo, ele terá como acompanhar e comprovar os valores para eventual questionamento, sendo possível assim avaliar se o preço é de fato promocional. É possível ainda pesquisar em aplicativos e sites de comparação de preços para localizar a melhor oferta.

Para os consumidores que tenham interesse em fazer suas aquisições durante a Black Friday em lojas físicas é importante saber que os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas. Após a aquisição do produto, é importante também somente assinar o documento de recebimento após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento.

Para produtos que estão em mostruário e apresentem defeitos aparentes, os consumidores também devem ter em mente que os direitos do consumidor não são eliminados, mesmo que estes itens sejam vendidos com desconto. O fato de o produto ter sido comprado em promoção, ou de mostruário, não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ou recusar sua troca.

A coordenadora do Procon de Tupã, Luana Garcia Maran, ressaltou que os cuidados devem ser redobrados durante as compras online.

“É importante verificar no site se são informados os dados da empresa, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome. Também é recomendável consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal para verificar a data da criação e a situação da empresa, além de outros dados. Desconfie de empresas criadas há poucos dias antes da data promocional ou que tenham como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade, estes podem ser indícios de problemas”, alertou.

Luana ainda informou que em casos de dúvidas os consumidores devem procurar o Procon e relatar todos os problemas, para que junto ao órgão possam resolver. “O Procon de Tupã está localizado na avenida Tapuias – 907, com horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Lembrando que, para evitar aglomerações no prédio, os atendimentos devem ser agendados por ligação telefônica para o número (14) 3491-5395, ou por mensagem via WhatsApp para o número (14) 99847-8176”, disse.

Verifique também

Inquérito apura suspeita de homicídio culposo na morte de bebê que recebeu injeção de anestésico por engano

  A Polícia Civil de Bastos (SP) instaurou inquérito por homicídio culposo, quando não há intenção de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *