Entre as cidades selecionadas pelo Ministério da Educação, Tupã foi escolhida como unidade territorial para uma nova faculdade de medicina.
Em São Paulo, foram selecionadas 14 regiões de saúde para receber o curso. Também faz parte da unidade territorial de Tupã as cidades de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz e Rinópolis. Lembrando que a instituição vencedora terá autorização inicial para oferecer 60 vagas anuais.
O trabalho teve início através de indicações do então vereador Alexandre Scombatti (PL), que contou com a valiosa intercessão do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e de seu ex-assessor Luiz Antônio Feliciano junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que resultou na inclusão de Tupã no edital do MEC.

O resultado preliminar da faculdade vencedora foi divulgado no Diário Oficial da União em 31 de janeiro de 2025. Foram qualificadas 6 instituições de ensino: Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio, Centro Universitário da Alta Paulista de Tupã (Fadap/FAP), Centro Universitário de Curitiba, FMU de São Paulo, São Leopoldo Mandic e o Centro Universitário de São José do Rio Preto.
O edital do MEC vem sendo cumprido rigorosamente. No dia 27 de junho, será divulgado o resultado preliminar.
Após a fase de recurso, a homologação e o resultado final serão anunciados, conforme edital do Diário Oficial da União, no dia 29 de agosto de 2025, onde Tupã terá o conhecimento da instituição ganhadora. Destacando que a cidade de Tupã e uma das sedes territoriais e a instituição mantenedora é obrigada a implantar a faculdade em Tupã.
Lembrando que, após o resultado da mantenedora ganhadora, o início das atividades do curso deverá ocorrer no prazo mínimo de três meses e prazo máximo de 12 meses da publicação do ato autorizativo do curso.
As instalações devem atender, no mínimo, as necessidades dos três primeiros anos do curso, considerando os aspectos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade dos espaços.
Deverá, também, prever investimentos referentes às instalações, tais como: aluguéis ou compra de imóvel, obras, equipamentos, recursos humanos, serviços de consultoria técnica, entre outros.
Também, segundo o Plano de Infraestrutura da Instituição de Educação Superior, as instalações devem conter: instalações administrativas, gabinetes/estações de trabalho para professores, sala de professores e reuniões, salas de aulas para grandes grupos e pequenos grupos, salas de videoconferência, auditório, laboratório de ensino, laboratório de habilidades, laboratório de tecnologia de informação e comunicação, biblioteca (instalações e informatização), biblioteca (acervo), biotério, protocolos de experimentos e comitê de ética em pesquisa.
Uma conquista também comemorada pelo prefeito Renan Pontelli, que vê muitas oportunidades de desenvolvimento para a cidade.
O curso irá movimentar o comércio de uma forma geral, pois a cidade irá receber mais estudantes e profissionais de outras cidades que irão fomentar o desenvolvimento econômico.
Uma faculdade de medicina, além de estimular o setor imobiliário, o comércio local e a pesquisa e inovação, gera empregos diretos e indiretos.
Professores, funcionários administrativos e de suporte, médicos e pessoal de laboratório são necessários para o funcionamento da escola. Atrai profissionais de saúde, como médicos residentes e especialistas, que podem abrir consultórios ou trabalhar nos hospitais. Isso gera oportunidades de empregos para residentes locais e impulsiona o setor de serviços.