O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) divulgou a programação do Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção ao suicídio. Entre as atividades, está confirmada a participação no Nippon Fest, que acontece de 4 a 6 de setembro, na Praça da Bandeira, em Tupã. No evento, especialistas irão promover a dinâmica do “espelho das afirmações”, além de interagir com o público e distribuir panfletos informativos.
As ações seguem ao longo do mês. Nos dias 9 e 23 de setembro, equipes do Caps estarão na UniFadap e no Centro Paula Souza, respectivamente, para entregar panfletos com frases motivacionais. A campanha deste ano traz o tema “A Vida é a Melhor Escolha”, reforçando a importância da valorização da vida.
O 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e concentra as iniciativas da campanha, que segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) é a maior ação antiestigma do mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, o Brasil registra quase 14 mil casos de suicídio por ano, o que equivale a uma média de 38 pessoas por dia.
Para o Caps, falar sobre o tema é fundamental. A equipe destaca que conversar, compartilhar sentimentos e buscar apoio são passos essenciais para enfrentar crises e entender que a vida sempre será a melhor escolha.