Jornal Diário — Na manhã do dia 21 de outubro, segunda-feira, foi realizada a cerimônia de assinatura de intenção de cooperação amistosa entre as cidades de Tupã, São Paulo, e Linyi, Província de Shandong, na China, marcando um passo importante para o fortalecimento das relações comerciais e culturais entre as duas cidades.
A cerimônia contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, incluindo o secretário Qie Jun, de Linyi; o prefeito eleito de Tupã, Renan Pontelli; o vereador de Bastos, Kleber Lopes; o vice-diretor da Unesp de Tupã, professor Fernando Putti; e representantes da Sempre Verde, empresa com atuação fundamental no intercâmbio agrícola entre Brasil e China.
O vereador Eduardo Shigueru, que representou Tupã no evento, autor do convite feito à comitiva chinesa, destacou o potencial da parceria.
“Visitei Linyi em julho de 2023, a convite do sr. Liu Xinghua, presidente da Shandong Fanyang Import And Export.co, e fomos recebidos calorosamente pelo governo local. Desde então, estabelecemos consensos que nos levam à assinatura deste acordo de cidades amigas. Esta cooperação simboliza um futuro promissor para o crescimento do comércio entre nossas regiões, com foco na exportação de produtos agrícolas, como o amendoim brasileiro, e na introdução de commodities chinesas no mercado brasileiro”, analisou.
A parceria com Linyi promete ampliar a exportação de amendoim para a China, beneficiando diretamente os agricultores locais e desempenha um papel central no fomento dessa relação comercial. Além disso, há planos de importação de insumos agrícolas e tecnologias de ponta da China, com a criação de cooperativas que facilitarão a cooperação entre agricultores brasileiros e a empresa chinesa.
O acordo também contempla a realização de uma exposição Linyi em São Paulo, com foco em toda a América do Sul, o que abrirá novas portas para o comércio e intercâmbio cultural entre nossas nações.
Linyi, uma cidade turística e agrícola de grande relevância na China, se destaca pela produção de amendoim, castanha e chá. Com uma produção anual que ultrapassa os 85 bilhões de dólares, a cidade é um exemplo de sucesso no desenvolvimento agrícola a nível nacional, reforçando o potencial dessa parceria para Tupã e o Brasil.
A cerimônia reforça o compromisso das cidades de Tupã e Linyi em promover o desenvolvimento conjunto, ampliando as trocas comerciais e culturais entre Brasil e China.