Search
Close this search box.

Tupã adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Tupã adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Tupã adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Foto/Reprodução)

A Prefeitura de Tupã, por meio da Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos e junto ao Governo Federal, assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Segundo dados do Sistema, quase 200 município em todo o território brasileiro aderem ao programa desde 2014.

O SINAPIR atua como forma de organização e articulação, voltados à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional. O principal objetivo do Sistema é a participação e o comprometimento de cada integrante com a pauta étnico-racial.

O Subsecretário de Direitos Humanos, André Prado, explicou que a adesão ao Sistema é fundamental para criar uma teia de articulações políticas de programas e projetos do Ministério da Igualdade Racial e do quadro do poder executivo do Governo Federal.

“Em nosso município temos trabalhado para garantir que a questão racial seja pautada e que as comunidades de diferentes etnias tenham cada vez mais espaço. Portanto, a adesão ao SINAPIR é mais uma forma de alcançarmos esse objetivo, articulando e apoiando a criação de políticas públicas de igualdade racial. É uma honra para o nosso município aderir ao Sistema que, há anos, vem trabalhando junto aos inúmeros municípios”, disse.

André ainda ressaltou que, desde a criação da Subsecretaria de Direitos Humanos em Tupã, pautas como essas estão sendo cada vez mais discutidas, e que iniciativas que promovem a igualdade racial foram realizadas.

“É importante ressaltar que o Conselho Municipal de Políticas da Igualdade Racial (COMPIR), desde o início do ano vem solicitando essa adesão e agora fazemos parte dessa linha de frente que busca dar um novo as pautas raciais. Em nome da Subsecretaria agradeço ao Conselho pelo apoio de sempre”, agradeceu.

Para o prefeito Caio Aoqui, a adesão ao Sistema será mais um paço importante para a comunidade negra do município, e solicitou que todos que tenha interesse sobre as pautas raciais busquem a Subsecretaria.

“A sede do Direitos Humanos está aberta para receber todos e ouvir cada solicitação e indicação. Através da Subpasta, buscaremos sempre apoiar a comunidade negra e ajudar na criação de políticas públicas que reforcem a importância da discussão sobre a desigualdade racial que é, infelizmente, uma realidade no nosso país”, disse.

Compartilhe: