O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 10 de junho a 16 de junho, foram confirmados 36 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (17/06), foram notificados 2.466 casos suspeitos, sendo 732 positivos.
Óbitos suspeitos
O Departamento de Vigilância em Saúde registrou três novos casos de óbitos suspeitos por dengue na última semana. De acordo com a Secretaria de Saúde, que recebeu a notificação dos óbitos: uma mulher de 72 anos, com comorbidades, residia na região Central da cidade e apresentou os sintomas no dia 8 de junho, mas não resistiu e faleceu no dia 12.
Outro óbito de um homem de 26 anos residia na zona Leste, apresentou os sintomas dia 31 de maio e veio a óbito dia 10 de junho, tinha comorbidades. O terceiro óbito de uma mulher, de 65 anos, residia na zona Sul, com início de sintomas em 18 de maio, veio a óbito no dia 7 de junho.
Os casos foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, para confirmar se foram óbitos devido a dengue. O Departamento de Entomologia e Endemias está realizando ações de bloqueio com a intensificação do trabalho de eliminação de criadouros e em seguida realizará ação de nebulização para evitar a propagação da doença na região. Neste ano foram registrados até o momento, 138 casos de dengue na cidade.
Óbitos negativados
O Instituto Adolpho Lutz divulgou o resultado de dois óbitos suspeitos por dengue, ambos negativados, sendo uma mulher de 79 anos com óbito em 20 de março e outra mulher de 63 anos com óbito em 3 de maio. Portanto, Tupã tem atualmente 11 óbitos suspeitos em investigação.
Casos de Chikungunya
Na última quinta, 13 de junho, o Departamento de Vigilância em Saúde recebeu o resultado de três amostras de suspeitos de Chikungunya, os resultados foram positivos para a doença, todos da Zona Sul da cidade, todos com início de sintomas em maio. No total, a cidade já registrou 18 casos de Chikungunya desde o início do ano.