A cidade de Tupã está em fase de reconhecimento de um terreno pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para a construção de casas populares no Parque dos Antúrios. Além deste projeto, para 100 novas moradias, o município está habilitado em outros dois: mais 80 unidades e 24 casas destinadas à terceira idade, em um modelo similar ao da Vila da Dignidade.
De acordo com Valentim César Bigeschi, secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, a escolha do terreno segue um processo criterioso, onde o Estado, através de seus técnicos com participação de órgãos como Sabesp e Energisa, realiza estudos técnicos para garantir a viabilidade do local. Em etapas anteriores, outros terrenos chegaram a ser indicados, mas foram rejeitados por estarem muito distantes do perímetro urbano e da infraestrutura necessária.
O terreno em questão, no Parque dos Antúrios, já conta com infraestrutura consolidada e imóveis no entorno, o que o torna adequado para o projeto habitacional. A CDHU já aprovou a primeira etapa desse processo, autorizando a contratação do serviço de topografia, que permitirá a implantação do projeto. Além disso, será realizada a divisão do terreno em lotes, com a construção de uma rua interna, conforme proposta do município, que poderá ser adotada pela CDHU.
A expectativa é que, nas próximas semanas, os estudos técnicos sejam concluídos, permitindo o avanço dos convênios para a construção das 100 moradias iniciais, seguidas pelos outros dois projetos. O terreno, localizado na entrada do Parque dos Antúrios, à direita da estrada do Pesqueiro Flor do Sol, será utilizado para a concretização desse projeto habitacional.