Encontro promovido pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira (7), na UniFadap, mobilizou produtores rurais do município, associações, cooperativas e equipes de técnicos para debater projetos e ideias e buscar caminhos para permitir um crescimento ainda mais acelerado do agronegócio no município.
O prefeito Renan Pontelli comandou a reunião, que contou ainda com a presença da vice, Joice Berni e dos secretários Anderson Luís (Agricultura e Abastecimento) e Leandro Marquezi (Obras e Planejamento), vereadores e convidados.
Além dos produtores, o evento contou com participação de técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Unesp e Polícia Ambiental. “Este encontro serviu para que quem trabalha no campo pudesse se manifestar e, dessa maneira, auxiliasse a administração a estabelecer uma linha de ação que realmente contemplasse as necessidades dos produtores, ajudando, desta maneira, a desenvolver o setor”, relatou o prefeito.
O encontro mobilizou desde os pequenos proprietários rurais até os grandes produtores. Na reunião, todos tiveram oportunidade de expor pontos de vista, apresentar ideias, fazer sugestões e críticas. Um dos pontos mais destacados na reunião foi a necessidade de se investir na manutenção das estradas rurais, que são fundamentais para o crescimento do setor.
Com base nesta demanda, a Prefeitura anunciou o investimento de R$ 12 milhões em contratação de horas/máquina para garantir que toda malha viária que corta a zona rural receba manutenção constante e, desta maneira, permita o tráfego seguro de veículos leves e pesados, garantindo o escoamento adequado da produção.
Outros temas foram debatidos no evento, como o valor da terra nua, que, entre outras coisas, serve para calcular o montante tributário que incide sobre as propriedades. Este índice permaneceu congelado em 2025 o que coloca Tupã como município de menor índice em todo o Centro Oeste Paulista.
A reunião debateu ainda outros temas que refletem no cotidiano dos produtores, como a criação de mecanismos para permitir a comercialização de seus produtos diretamente com a população e outros assuntos. “De maneira geral, foi um encontro muito proveitoso, tanto para a Prefeitura quanto para os participantes. Nossa ideia é manter este contato e, desta forma, direcionar nossos trabalhos para permitir que eles, efetivamente, tragam benefícios diretos a quem produz”, concluiu o secretário Anderson Luís.