Search
Close this search box.

Rede Feminina de Combate ao Câncer vai implantar home care

Rede Feminina de Combate ao Câncer vai implantar home care
Rede Feminina de Combate ao Câncer vai implantar home care (Foto/Reprodução)

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tupã e Região recebeu nesta quarta-feira (28), recurso de mais de R$ 112 mil que será investido no serviço de home care – conceito de tratamento domiciliar. A assistência deverá ser implementada pela entidade que atua em Tupã há 30 anos.

A Rede é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que tem por objetivo prestar assistência gratuita a pacientes carentes portadores de câncer e difundir informação útil para sua prevenção. 

A entrega simbólica do cheque no valor de R$ 112.773,66 foi realizada pelo prefeito Caio Aoqui e a vereadora Cláudia Aparecida da Silva, a “Claudinha do Povo”. 

A presidente da instituição, Dinah Machado Modelli lembrou das dificuldades enfrentadas no início das atividades em 1994 e da superação pela força do trabalho voluntário. 

“Desde que foi instalado o Centro de Oncologia no antigo hospital São Francisco, em 1988, a região sabe sobre o tratamento em quimioterapia realizado em Tupã. Claro, Marília e outros centros são também referência, mas nós somos credenciados através do SUS – Sistema Único de Saúde e, agora, o projeto é ampliar esse atendimento aos pacientes em suas residências através do home care. Por isso, essa verba destinada pela vereadora Claudinha do Povo é que vai efetivar o nosso objetivo”, pontuou Dinah Modelli.

 

HOME CARE

Para implantar o serviço, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com voluntárias e profissionais que vão destinar cuidados com o paciente. O home care tem a finalidade de ajudar no tratamento, no cuidado paliativo de doentes terminais e na comodidade das pessoas que não podem ou não devem se locomover até os espaços de saúde.

Sobre o trabalho desenvolvido há décadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, a vereadora Claudinha do Povo lembrou que sua iniciativa vai ao encontro dos objetivos da entidade. 

“Eu atuo há 17 anos na área da saúde, como funcionária pública e quando soube da intenção da Rede em implantar esse trabalho a domicílio entendi que era a oportunidade de auxiliar destinando a minha emenda a uma causa tão nobre. Para tanto, contei com a parceria do prefeito Caio, sempre sensível às causas sociais”, destacou.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou o papel importante que a Rede tem no município, e parabenizou toda a equipe por realizarem um trabalho tão bonito e que ajuda milhares de pessoas. “São anos de atuação no nosso município, onde a equipe da Rede busca diariamente auxiliar pessoas em tratamento. Aproveito para parabenizar também a vereadora Claudinha que sempre esteve envolvida com o setor da saúde e enxergou nesta emenda uma oportunidade de apoiar esse trabalho da Rede Feminina”, disse.

 

AULAS

A Rede Feminina também oferece aulas de música e de informática às crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A assistência é feita através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ideia é que as crianças e adolescentes se qualifiquem e desenvolvam suas habilidades motoras e psicológicas.

Compartilhe: