A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) deu início nesta semana a um novo ciclo do programa +Pecuária Brasil, que, através de inseminação artificial, busca elevar o padrão genético do gado, tanto de corte quanto leiteiro, em pequenos propriedades do município.
A iniciativa, já beneficiou mais de 20 produtores rurais e avaliou mais de 700 vacas com exames de ultrassom, aplicação de hormônios e utilização de sêmen de alta qualidade genética. Com isso, é possível elevar não somente a produção na bacia leiteira de Tupã, mas melhorar, também, a qualidade da carne produzida no município.
“Todo este processo é realizado por especialista, o que garante o sucesso do trabalho. Com isso, há uma melhoria constante da genética dos animais. Isso tem impacto muito grande na qualidade do rebanho dos pequenos pecuaristas da cidade”, detalhou o secretário Anderson Luís Pereira. Segundo ele, ao longo de dois anos de atividade em Tupã, o programa já foi responsável pelo nascimento de 70 bezerros geneticamente melhorados.
Segundo a Conafer, o programa também afeta a agenda ambiental e social. O uso de biotecnologia de reprodução e boas práticas de manejo permite uma pecuária mais eficiente e de menor impacto ambiental, alinhada com as exigências globais por alimentos sustentáveis. A redução da emissão de carbono por quilo de carne ou litro de leite produzido é uma das metas estratégicas do programa.
Dentro deste contexto, o +Pecuária Brasil tem sido uma importante alavanca para o desenvolvimento rural sustentável, levando tecnologia, capacitação e dignidade a pequenos produtores que antes estavam à margem do progresso agropecuário.
Famílias interessadas em participar do programa devem procurar a Secretaria de Agricultura e Abastecimento para receber mais informações. A Pasta funciona na rua Adamantina, 60, Jardim Paulista. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3441-1310.