quinta-feira , 6 de maio de 2021
Promoções
Início / Rádio/Destaque / Museu Índia Vanuíre realiza programação em homenagem à 49ª Semana do Índio

Museu Índia Vanuíre realiza programação em homenagem à 49ª Semana do Índio

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, celebra todos os anos a Semana do Índio. Dessa vez, a programação iniciou à 49ª semana, em 12 de abril, estendendo para além do dia 19 – data oficial que celebra o Dia do Índio. As homenagens acontecem até o final do mês, encerrando as comemorações virtuais no dia 25.

Abril é um mês de reflexão e conscientização sobre a riqueza da pluralidade cultural étnica e sobre a força e a resistência dos povos indígenas. Por isso, para dar início à programação, na próxima segunda-feira (12), a abertura oficial da 49ª Semana do Índio ficará por conta da apresentação de Tamimi Borsatto, gerente do Museu. É só acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro das novidades.

Além disso, ainda no dia 12, as redes sociais da instituição compartilham o depoimento do Guarani Nhandewa Tiago Oliveira, que desmistifica as concepções sobre o Dia do Índio.

Já na terça-feira (13), o público poderá conhecer demonstrações de jogos e brincadeiras indígenas com a Terena Zélia, da aldeia Ekeruá.

No dia 14, quarta-feira, será a vez de aprender o significado da força espiritual dos Guarani. Dois indígenas ensinam como é realizada a oração do Pai Nosso na língua Guarani.

A dança e o cântico também fazem parte da programação. Na quinta-feira (15), o grupo de dança Tapê Porã Tekoa Tereguá, da terra índígena Araribá, apresenta um espetáculo que envolve dança e música, além de abordar a importância dessa manifestação cultural para o seu povo.

A programação conta com uma live sobre o olhar do indígena em tempos de pandemia. O bate-papo entre Ronaldo Iaiati, cacique da Aldeia Icatu e o professor indígena Samuel Oliveira, será na sexta-feira (16). O objetivo da conversa é o de debater impactos e desafios vividos atualmente e como tem sido resistir e garantir suas existências, mantendo ativas as suas culturas e tradições.

O fim de semana será musical. No sábado (17), a apresentação ficará por conta da aldeia Kopenoti que exibe a dança e o canto Terena, garantindo conhecimento e diversão ao público, por meio das redes sociais do estabelecimento.

E, para finalizar o domingo (18), uma Guarani da Aldeia Nimuendaju contará sobre a pintura corporal dos Guarani Nhandewa. Quer saber quais os motivos dessas pinturas? É só acompanhar a programação.

Vale lembrar que o museu está fechado devido à regressão de todos os municípios do Estado de São Paulo à fase emergencial do Plano São Paulo. A recomendação é a restrição total de atividades. Não há previsão de reabertura.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)

Verifique também

2ª dose da Coronavac/Butantan para profissionais da Educação será sexta-feira dia 7 em Tupã

A Secretaria de Saúde informa que a aplicação da segunda dose da Coronavac/Butantan para profissionais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *