domingo , 11 de abril de 2021
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Médicos da Santa Casa de Marília publicam capítulo de livro sobre Cirurgia Bariátrica

Médicos da Santa Casa de Marília publicam capítulo de livro sobre Cirurgia Bariátrica

Os médicos da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Eduardo Lemos de Souza Bastos e Hugo Victor Coca Jimenez Carrasco, são autores de um capítulo no livro “Management of Nutritional and Metabolic Complications of Bariatric Surgery” (em português, “Manejo das Complicações Metabólicas e Nutricionais da Cirurgia Bariátrica), que foi lançado no último mês de março pela Editora Springer.

O livro é voltado não só para os cirurgiões bariátricos, mas também para todos os profissionais de saúde envolvidos com o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida e têm como foco principal discutir o manejo das complicações metabólicas e nutricionais em procedimentos do gênero.

Eduardo Bastos e Hugo Carrasco escreveram o capítulo “Bariatric Procedures: Anatomical and Physiological Changes (em português, “Alterações Anatômicas e Fisiológicas dos Procedimentos Bariátricos”). Neste capítulo, os autores relatam como as diversas técnicas de cirurgia bariátrica alteram a anatomia e a fisiologia do trato gastrointestinal, ou seja, como fica a anatomia e o funcionamento do trato gastrointestinal de um indivíduo obeso que passou por cirurgia bariátrica.

 

Os profissionais explicam que a maioria das modificações na anatomia e na fisiologia gastrointestinal fazem parte do objetivo terapêutico das operações bariátricas. No entanto, estas mesmas alterações podem acarretar efeitos adversos e complicações. Por exemplo, a exclusão (desvio) do trânsito alimentar de um segmento do intestino faz parte de muitas técnicas de cirurgia bariátrica e isso tem um efeito terapêutico sobre obesidade e diabetes. Porém, pode acarretar deficiências na absorção de alguns nutrientes, que se não forem identificadas e tratadas podem levar a uma doença secundária. Mais que isso, com base nos conhecimentos expostos no referido capítulo do livro, os profissionais de saúde que lidam com estes pacientes podem prevenir a ocorrência destas complicações.

Aos interessados, o livro já encontra-se disponível para compra no site da Springer Nature Inc (https://www.springer.com/gp/book/9789813347014) nas versões impressa (capa dura) e digital (e-book).

Eduardo Bastos é cirurgião do aparelho digestivo e especialista em cirurgia bariátrica. Hugo Carrasco é médico intensivista, coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Marília e nutrólogo com grande experiência em terapia nutricional.

Fonte: Assessoria de Imprensa – www.santacasamarilia.com.br  

Verifique também

Após decisão da Justiça, Tupã será obrigada a seguir o Plano SP a partir desta semana

Na última sexta-feira (9), o relator do TJ-SP Roberto Caruso Costabile e Solimene, deferiu o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *