Durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (31) no auditório das Faculdades Faccat, o vereador Lucas Hatano (PSD) foi anunciado como o pré-candidato a vice-prefeito de Tupã, compondo a chapa ao lado de Wilson Quiles Júnior (PSD), conhecido como “Quilão”.
A escolha de Hatano veio após a desistência de Eduardo Edamitsu, o “Shiguero”, que inicialmente era cotado para o posto de pré-candidato a vice-prefeito. Outros nomes, como Alexandre Scombatti e Professor Clauber, também foram considerados, mas descartados.
No início das negociações, o PL, partido do deputado Luiz Carlos Motta, uniu-se ao PSD, liderado pelo prefeito Caio Aoqui, com o acordo de indicar o nome do vice-prefeito na chapa que concorrerá às eleições municipais deste ano. Embora Hatano seja atualmente filiado ao PSD, ele deverá se filiar ao PL no próximo ano, conforme as regras da janela partidária.
O deputado Luiz Carlos Motta justificou a escolha de Hatano como vice, destacando a análise cuidadosa realizada para a formação da chapa. Ele afirmou: “Depois de muita análise, decidimos que a melhor opção para pré-candidato a prefeito de Tupã é o Quilão, com o Hatano como vice. Ele já assumiu o compromisso de se filiar ao PL no próximo ano, conforme acordado com a bancada de pré-candidatos a vereadores do partido.”
O prefeito Caio Aoqui também comentou sobre o processo de escolha, mencionando a desistência de Edamitsu e a importância de encontrar um substituto adequado. Ele enfatizou a necessidade de respeitar as decisões individuais e colaborar para a formação da chapa:
“Nós tínhamos o Shiguero como pré-candidato a vice-prefeito, mas ele declinou. Precisávamos encontrar um nome que pudesse compor a chapa. Após conversas com o deputado Motta, o Alexandre Scombatti, presidente do PL em Tupã, o João José Pinto, presidente do PSD, e o Quilão, decidimos pelo nome do Hatano.”
Na mesma reunião, foi anunciado que Élique Sândalo é agora pré-candidato a vereador pelo PL, adicionando mais um nome à disputa eleitoral em Tupã.
A convenção partidária da coligação PSD, PL, Republicanos e União Brasil, que oficializará os nomes dos candidatos, está marcada para o dia 4 de agosto, às 9h30, no auditório da Faccat.