Search
Close this search box.

Justiça determina extinção de mais de 100 cargos comissionados em Tupã

Justiça determina extinção de mais de 100 cargos comissionados em Tupã
Justiça determina extinção de mais de 100 cargos comissionados em Tupã (Foto/Arquivo)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deu um prazo de 120 dias para a Prefeitura de Tupã (SP) a extinção de 104 cargos comissionados. A decisão foi expedida na terça-feira (5) e cabe recurso.

A determinação abrange todos os cargos de confiança, excluindo apenas os secretários municipais. Cargos comissionados são servidores nomeados pelo município sem concurso.

A ação foi ajuizada pela Procuradoria-Geral de Justiça e começou a tramitar no TJ-SP em junho do ano passado. Segundo o Ministério Público (MP), é inconstitucional a criação de cargos comissionados cujas atribuições não demonstrem, com clareza, o assessoramento, chefia e direção.

Esses cargos, ainda de acordo com a denúncia, “deveriam ser preenchidos por servidores públicos em cargos efetivos, ou seja, providos por concursos”.

Como exemplo, o MP apontou a criação dos cargos nos quais a prefeitura fez o uso de nomenclaturas como assessor do secretário, assessor do secretário adjunto, diretor de diálogo e participação social, entre outros.

Apenas cargos ligados diretamente ao Executivo, com atribuições de assessoramento e relação de confiança com o prefeito e vice-prefeito, ficaram de fora desta ação da Procuradoria-Geral de Justiça do estado de São Paulo.

 

*Portal G1

Compartilhe: