Search
Close this search box.

‘Jurassic Park’ brasileira: conhecida como Vale dos Dinossauros, Marília carrega vestígios de vida pré-histórica

Marília pode ter abrigado um vale de dinossauros — Foto: Prefeitura de Marília /Divulgação
Marília pode ter abrigado um vale de dinossauros — Foto: Prefeitura de Marília /Divulgação

A emancipação política de Marília (SP) veio há 95 anos e é celebrada nesta quinta-feira (4), mas a cidade carrega vestígios do período pré-histórico.

Com uma população de mais de 200 mil habitantes, Marília esconde um passado que está marcado em suas rochas: há 140 milhões de anos, o local pode ter abrigado um vale de dinossauros.

Já faz mais de três décadas desde o anúncio feito por Cid Moreira na bancada do Jornal Nacional sobre a descoberta de um fóssil de dinossauro em um pequeno distrito no centro-oeste do estado de São Paulo. A notícia, de junho de 1993, falava sobre um achado em Padre Nóbrega, em Marília, o primeiro na região.

Desde então, o local tem revelado ser um dos principais potenciais fossilíferos da América do Sul: ao todo, mais de dois mil fragmentos de ossos foram descobertos na região até hoje.

Os vestígios de dinossauros começaram a ser encontrados na região ao longo dos anos 1990. Além do achado em Padre Nóbrega, descobertas em Pompéia, Duartina e na própria cidade de Marília forneceram as primeiras evidências de que o local abrigava criaturas primitivas.

Entre os ossos descobertos no centro-oeste paulista, a maioria pertencia a um dinossauro em específico: o Titanossauro, um animal quadrúpede, de pescoço bastante alongado e que só se alimentava de vegetais.

Compartilhe: