Search
Close this search box.

Índia Vanuíre, de Tupã, está entre as 100 escolas selecionadas para modelo cívico-militar

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou nesta segunda-feira, 28, a lista de 100 escolas que, a partir de agosto, passarão a seguir o modelo cívico-militar. Entre elas está a Escola Estadual Índia Vanuíre, de Tupã.

Ao todo, cerca de 50 mil alunos serão atendidos no novo formato. As unidades escolhidas estão espalhadas por 89 municípios, incluindo capital, litoral, interior e região metropolitana. O programa priorizou cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual — 80 delas — e, em 37 casos, abaixo da média nacional.

A seleção das escolas se baseou em três rodadas de consultas públicas. Desde o lançamento do projeto, no ano passado, 302 escolas manifestaram interesse. O processo de escolha final levou em conta critérios como o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

A implantação do modelo foi antecipada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a criação dessas escolas. Inicialmente, a previsão era iniciar o programa apenas em 2026.

Mais de 106 mil votos foram registrados nas consultas públicas, com 87% favoráveis à implantação. O quórum mínimo exigido foi de 50% mais um dos votos válidos em cada escola. A Índia Vanuíre, de Tupã, obteve aprovação e integra a relação oficial divulgada pela Seduc-SP.

As novas escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista e contarão com apoio da Secretaria da Segurança Pública no processo de seleção dos monitores. As 100 unidades selecionadas representam 65% das Diretorias de Ensino do Estado.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Compartilhe: