O Museu “Índia Vanuíre” é uma ótima opção para toda a família nas férias de julho. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo promove o projeto “Férias no Museu” e conta com diversas ações educativas e de recreação.
Além disso, exposições temporárias que colocam o público em contato com diversas manifestações artísticas dos povos originários também fazem parte da programação. As atividades são gratuitas.
Confira, abaixo, a agenda completa.
Família no Museu
O museu promove atividades lúdicas e reflexivas aos finais de semana, aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas, com o objetivo de integrar as famílias visitantes ao ambiente do museu. Neste mês, a equipe educativa, por meio do “Jogo da Memória Temático”, busca estimular a observação e percepção aos detalhes, dialogando e comunicando as informações sobre os objetos em exposição. Por meio do jogo, a aprendizagem cultural se dá de forma lúdica e reflexiva.
Curiosidades do acervo
O Museu “Índia Vanuíre” abriga um acervo expressivo, com peças sobre a história da cidade, objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco da riqueza da coleção, o museu apresenta informações e curiosidades do acervo todas as segundas-feiras do mês em suas redes sociais.
A postagem acontece hoje, segunda-feira, dia 15, às 12 horas.
Férias no Museu
As atividades especiais para as férias de julho promovem o acesso à arte e à cultura de forma lúdica e interativa, tornando a experiência de visitar o Museu mais atraente e agradável, especialmente para as crianças. É uma ótima oportunidade de passar as férias explorando o mundo da arte e da história.
Oficina de confecção de pipas
Com o objetivo de estimular a criatividade e a interação social, a oficina de confecção de pipas também proporciona diversão e o resgate de uma rica tradição cultural. Será amanhã, terça-feira, dia 16, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
Quem canta seus males espanta!
A atividade é uma oficina de canto, onde será desenvolvida a percepção auditiva e práticas vocais. De maneira divertida, será estimulada a coordenação motora e a musicalidade por meio de um repertório lúdico e infantil.
Vai acontecer na quarta-feira, dia 17, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
Recreação e brincadeiras
Na quinta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, as crianças terão um momento repleto de diversão explorando o fascinante “Baú da Imaginação”, onde cada objeto revela uma história a ser descoberta. Além disso, aprenderão movimentos envolventes de dança com fitas, proporcionando uma experiência sensorial encantadora. Enfrentarão também desafios corporais que promovem movimento e saúde de maneira lúdica.
Brincadeiras musicais de corpo e voz
No dia 19, sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, as crianças participarão de atividades divertidas que promovem o desenvolvimento da percepção musical, incorporando elementos de percussão corporal e explorando as possibilidades da própria voz.
Outras atividades no mês de julho
Oficina de Dança Brincante
Data: 23 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Oficina de massinha de modelar
Data: 24 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Roda de conversa seguida de oficina de técnica de cerâmica em argila
Data: 25 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Oficina de pintura e confecção de artesanato indígena
Data: 26 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Jogos e brincadeiras indígenas
Data: 30 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Oficina de carpa japonesa
Data: 31 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h.