Search
Close this search box.

Queimadas Incêndios atingem situação crítica e aulas na Fatec de Pompeia são suspensas de incêndio nesta quinta

Um incêndio de grandes proporções continua consumindo uma área de preservação permanente e vegetação natural em Pompeia (SP). Fogo teve início na tarde desta segunda-feira (2).  Segundo a Defesa Civil, um novo foco de incêndio na cidade teve início na noite desta quarta-feira (4) próximo à Fatec Shunji Nishimura, o que levou à suspensão das aulas na unidade.

Segundo a Diretora da Fatec, Marisa Faulin, as aulas seguirão na modalidade online até a próxima segunda-feira (9). Ela ainda explicou que a suspensão é por conta da forte fumaça que cobre o local e que o risco das chamas atingirem o prédio são quase nulas.

Chamas atingiram unidade de preservação em Pompeia — Foto: Sarah Bonini/TV TEM
Chamas atingiram unidade de preservação em Pompeia — Foto: Sarah Bonini/TV TEM

Segundo a Polícia Militar Ambiental, os focos começaram na terceira semana de agosto e atingiram um pico no dia 22 do mês.

Os focos ,que pareciam estar sob controle após chuvas no final de semana de 24 e 25 de agosto, voltaram a se espalhar. A estimativa é de que a soma das ocorrências já devastou cerca de 500 hectares, e que o início tenha sido provocado por ação criminosa.

Equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas, empresas, a Prefeitura e o helicóptero Águia da Polícia Militar de Bauru (SP) trabalham no controle das chamas. A prefeitura de Pompeia ainda contratou um novo helicóptero particular para ajudar no combate.

Área rural de Garça (SP) devastada por incêndio — Foto: Adolfo Lima/TV TEM
Área rural de Garça (SP) devastada por incêndio — Foto: Adolfo Lima/TV TEM

Em Garça, o incêndio está ativo desde o último fim de semana e já devastou parte da área rural do município. Plantações, pastos e mata nativa foram atingidos, e o fogo chegou perto de algumas casas.

A área queimada é de aproximadamente 1,2 mil hectares, segundo o Corpo de Bombeiros, que intensificou os esforços para evitar a propagação das chamas. A fumaça é visível em todo o horizonte, e um drone está sendo utilizado para mapear a região e monitorar a dinâmica do incêndio com mais precisão.

Vegetação destruída por incêndio em Garça (SP) — Foto: Adolfo Lima/TV TEM
Vegetação destruída por incêndio em Garça (SP) — Foto: Adolfo Lima/TV TEM
Compartilhe: