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Escola Estadual Índia Vanuíre de Tupã pode se tornar Escola Cívico-Militar em 2025

A Escola Estadual Índia Vanuíre de Tupã demonstrou interesse em adotar o modelo cívico-militar a partir de 2025, após a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abrir uma consulta pública para que as comunidades escolares possam opinar sobre a implantação desse modelo na rede pública estadual.

Outras duas escolas na região da Diretoria de Ensino Regional de Tupã também manifestaram interesse:

  • Escola Estadual Professora Amália Valentim Marsíglia Rino, em Rinópolis
  • Escola Estadual José Giorgi, em Rancharia

Processo de Consulta Pública

Este é o segundo estágio do processo de consulta promovido pela Seduc. Entre os dias 21 e 28 de junho, diretores de todas as unidades da rede pública paulista puderam expressar sua opinião sobre a adesão ao novo modelo. Durante esse período, 302 diretores manifestaram interesse no modelo cívico-militar.

Conforme o edital, as escolas interessadas devem realizar reuniões com pais e responsáveis até o dia 31 de julho para discutir o novo modelo. As opiniões das comunidades escolares serão registradas entre os dias 1º e 15 de agosto, através da Secretaria Escolar Digital (SED).

“A nossa meta é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A adoção do novo modelo depende necessariamente da consulta pública. Esta iniciativa foi estruturada para ser implementada gradualmente, com muito diálogo e escuta da nossa rede”, afirma Vinícius Neiva, secretário-executivo da Seduc-SP.

A secretaria pretende iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo um acompanhamento detalhado da implantação do modelo e avaliação da possibilidade de ampliação nos anos subsequentes.

Participação na Consulta Pública

Podem participar da consulta pública:

  • Pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos
  • Estudantes a partir de 16 anos, ou seus familiares, em caso de abstenção dos alunos
  • Professores e demais profissionais da equipe escolar

Se mais de 45 comunidades escolares manifestarem interesse, critérios de desempate serão adotados, tais como:

  • Distância de até dois quilômetros de outra unidade não interessada no programa
  • Número de votos válidos a favor da implantação, sendo necessário 50% mais um voto favorável
  • Escolas com mais níveis de ensino (Fundamental e Médio)
  • Unidades com mais estudantes ausentes nas provas do Saresp

Implementação e Seleção das Escolas

As 45 escolas selecionadas serão conhecidas até o final de agosto, coincidindo com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual. Estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou para outras escolas da rede até o início de setembro.

Currículo e Processo Seletivo

As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Seduc-SP, que também será responsável pela seleção dos monitores e formação dos professores.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apoiará a Seduc no processo seletivo, emitindo declarações sobre o comportamento e possíveis processos criminais ou administrativos dos candidatos a monitores. A SSP também contribuirá com atividades extracurriculares na modalidade cívico-militar e com a segurança escolar.

O processo seletivo para os policiais da reserva, que será ao menos um por escola, será realizado pela Educação e deve iniciar após as consultas públicas. Em escolas municipais, a Segurança Pública colaborará com as prefeituras, e a seleção ficará a cargo das secretarias municipais.

O investimento nas escolas cívico-militares será equivalente ao das unidades regulares, com um gasto previsto de R$ 7,2 milhões para a contratação dos monitores, considerando a expectativa de 100 escolas cívico-militares.

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