Search
Close this search box.

Equipes da Atenção Primária recebem treinamento de primeiros socorros

Equipes da Atenção Primária recebem treinamento de primeiros socorros
Equipes da Atenção Primária recebem treinamento de primeiros socorros (Foto/Cedida)

Com o objetivo de melhorar os atendimentos nas Unidades de atenção primária foram realizados três dias de treinamento de primeiros socorros para as equipes da Saúde.

Participaram: motoristas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ambulâncias, equipe do Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AMEM), Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família e Departamento de Vigilância em Saúde.

Foram passados conteúdos de treinamento de primeiros socorros básicos como segurança do local, avaliação de vítima, desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos, reanimação cardiopulmonar, imobilização de membros fraturados e crises convulsivas.

Representando o Corpo de Bombeiros e a equipe do resgate, o Cabo Lincoln Madureira Dalla Evedove, explicou sobre a importância dos agentes de saúde, que trabalham diariamente com pacientes nas Unidades, saberem lidar com situações como estas.

“Mesmo que as Unidades sejam portas para atendimentos médicos com outras finalidades, pode sim haver situações que fogem do comum, como um paciente passar mal ou se machucar e precisar desses primeiros socorros. A importância da aplicação correta desses primeiros atendimentos é o que pode diferenciar no tratamento posterior do paciente, lembrando que, assim que as equipes do resgate ou do Corpo de Bombeiros chegarem ao local é importante dar as informações sobre o que aconteceu no local e quais foram as medidas tomadas pra a contenção da situação”, explicou.

O Cabo ainda destacou que foi passado aos funcionários da Saúde sobre os quadros que devem ser identificados para solicitar os serviços corretos.

“Por falta de informação muitas pessoas ligam para o Corpo de Bombeiros quando se deparam com qualquer situação de risco, mas é importante informar aos trabalhadores da saúde e à população em geral sobre quais situações precisam do serviço dos bombeiros e são de responsabilidade do resgate. Ocorrências de maior gravidade como traumas, afogamento acidentes com pessoas presas e ferragens, etc, são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, já situações de queda de pressão, febre alta, quadros de embriaguez, são serviços que devem ser atendidos pelo 192 que são das ambulâncias disponíveis 24h para levar o paciente para a Unidade mais próxima”, informou.

 

Compartilhe: