Em nova fase de investigação da Polícia Federal, uma operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (14), em Presidente Prudente (SP).
A ação faz parte da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os mandados judiciais foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e cumpridos no município.
Segundo os agentes, um casal é alvo dos mandados desta quarta-feira, sendo:
- Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado pela PF como assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes;
- Ingrid Pikinskeni Morais Santos, sócia e mulher de Cícero.
O objetivo desta fase é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas, suspeito de ter adquirido veículos de alto valor com recursos oriundos da fraude aos aposentados.
As fraudes vieram à tona no dia 23 de abril, quando a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estimaram que, em âmbito nacional, os desvios ocorridos entre 2019 e 2024 podem chegar a R$ 6,3 bilhões.