Search
Close this search box.

Em nova fase de investigação, operação contra fraude bilionária no INSS cumpre mandados judiciais em Presidente Prudente

Em nova fase de investigação da Polícia Federal, uma operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (14), em Presidente Prudente (SP).

A ação faz parte da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os mandados judiciais foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e cumpridos no município.

Segundo os agentes, um casal é alvo dos mandados desta quarta-feira, sendo:

  • Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado pela PF como assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes;
  • Ingrid Pikinskeni Morais Santos, sócia e mulher de Cícero.

O objetivo desta fase é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas, suspeito de ter adquirido veículos de alto valor com recursos oriundos da fraude aos aposentados.

As fraudes vieram à tona no dia 23 de abril, quando a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estimaram que, em âmbito nacional, os desvios ocorridos entre 2019 e 2024 podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Compartilhe: