A retomada do tradicional concurso Garota Exapit marcou a programação da 54ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã. O título ficou com a estudante Giovanna Cabral, de 21 anos, natural de Tupã e atualmente morando em Adamantina, onde cursa Odontologia. Em entrevista ao TupãCity, Giovanna contou como foi viver essa experiência e compartilhou um pouco da sua trajetória com os leitores.
Como foi pra você receber o título de Garota Exapit 2025?
“Pra mim, receber o título de Garota Exapit 2025 foi muito marcante. Saber que estou fazendo parte da volta desse concurso que é cultural faz tudo se tornar ainda mais especial e memorável. No dia, quando anunciaram a ganhadora, foi um misto de emoções gigantesco que eu nem sabia como reagir. É, sem dúvidas, uma experiência única!”
Giovanna Cabral durante o concurso Garota Exapit 2025, no Espaço Zé Pretinho/Foto: Portal NC
Você tem alguma lembrança marcante da Exapit ao longo dos anos?
“Acredito que a Exapit por si só já seja um evento marcante. Todo ano nos surpreende nos rodeios, atrações, exposições e tudo mais. Todos os anos eu marco presença e citar apenas uma lembrança marcante seria muito difícil para um evento tão grandioso como esse, que atrai o pessoal de toda a região.”
O que te motivou a participar do concurso Garota Exapit?
“Acredito que a maior motivação tenha sido poder fazer parte de um momento tão único e especial, que foi a volta desse concurso que nos trouxe novamente uma tradição. Quem mais me motivou para participar do concurso Garota Exapit 2025 foi a minha mãe. Eu sempre fui muito ligada a desfile, podendo ser ele de lojas, concursos e tudo mais. Então, quando soube que teria o concurso para um evento tão especial quanto esse, eu já quis saber e fazer parte de tudo no mesmo instante. E acredito que foi uma ótima escolha!”
Como é a Giovanna fora dos palcos?
“A Giovanna fora dos palcos é exatamente o que vocês viram: animada, agitada, alegre — e isso independente da hora do dia. Amo sorrir, brincar, abraçar e beijar todas as pessoas que eu amo. Gosto muito de seguir rotinas e ocupar todas as horas do meu dia. Amo aprender coisas novas, praticar esportes e sempre pensar no melhor que temos na vida, para poder manter exatamente o que eu disse: a alegria, mesmo nos nossos piores dias e momentos.”
Estudante, dedicada e autêntica: a rotina de Giovanna Cabral fora das passarelas também reflete disciplina e versatilidade./Foto: Arquivo Pessoal
Que mensagem você deixaria para quem sonha em ser Garota Exapit um dia?
“Se você sonha em ser Garota Exapit algum dia, dê o melhor de você, seja autêntica. O mundo já tem muitas pessoas iguais. Saia da sua bolha e seja você sempre. Tenho certeza que assim virão os melhores resultados.”
Histórico nas passarelas
Além da conquista no concurso da Exapit, Giovanna já tem um histórico com as passarelas. Ela começou a desfilar ainda criança, participou de concursos municipais e regionais, como o Miss Tupã 2019, e costuma atuar também em desfiles comerciais. “Mesmo já sabendo como vai ser, parece que sempre é a primeira vez”, afirma.
Giovanna Cabral ainda criança, em um de seus primeiros desfile/Foto: Arquivo Pessoal
Giovanna em outros concursos/Foto: Arquivo Pessoal
Agora, como representante oficial da Exapit 2025, Giovanna também passa a ocupar um espaço simbólico dentro da festa, sendo um dos rostos que expressam a retomada das tradições culturais de Tupã — com entusiasmo, autenticidade e representatividade.