A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a elevação das temperaturas e a queda acentuada da umidade relativa do ar no interior de São Paulo. Segundo o órgão, um bloqueio atmosférico impedirá a formação de chuva durante a semana, favorecendo o tempo seco e quente, com grande amplitude térmica.
Na região de Marília (SP), os termômetros devem registrar mínimas de 20°C e podem chegar aos 34°C durante as tardes. Já em Sorocaba (SP), a previsão indica mínimas de 18°C e máximas de até 33°C.
A umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos, com índices próximos ou abaixo dos 30%, o que coloca a população em estado de atenção.
O tempo seco aumenta os riscos para a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
A Defesa Civil recomenda evitar atividades físicas nos períodos mais quentes do dia, entre 10h e 16h, além de manter-se hidratado, umidificar os ambientes e buscar locais protegidos do sol. De acordo com a previsão, a chuva deve retornar somente no sábado (10).
Riscos para a saúde
A baixa umidade do ar pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressecados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.
Além disso, o corpo fica mais propenso a se desidratar, e os nutricionistas explicam que o cuidado deve ir além de apenas tomar água e outros líquidos. Afinal, os alimentos podem ser aliados no combate ao desconforto causado pela secura.
Confira outras medidas, para além da alimentação, que ajudam a reduzir os impactos à saúde causados pela seca:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e/ou recipientes com água;
- Permanecer em locais arejados e protegidos do sol;
- Hidratar-se com maior frequência;
- Usar soro fisiológico nas narinas;
- Usar solução lubrificante ocular;
- Evitar aglomerações.