A Secretaria de Cultura de Tupã é a principal agente de um trabalho que pretende mobilizar Prefeituras de várias cidades da região com o objetivo de criar um consórcio para atuar no incentivo à produção cultural e aos agentes deste setor.
A ideia, segundo o titular da Pasta, Luís Carlos Sanches, é somar forças com o objetivo de tornar ainda mais profícua a atividade cultural na região, através da realização de um intercâmbio entre as cidades que passarão a integrar o Consórcio Intermunicipal de Artes e Cultura (Ciac).
Para debater a criação do consórcio, no próximo dia 23, a partir de 14h, vai ser organizada uma reunião, que mobiliza secretários de Cultura de toda região.
“Nesta reunião, serão listados os objetivos do consórcio e seus benefícios para os municípios envolvidos”, detalhou Sanches, falando sobre o encontro, que acontece na Câmara Municipal.
De acordo com o titular da Pasta, a criação do grupo deve impulsionar significativamente a produção cultural das cidades da região. No encontro que acontece em Tupã, 26 municípios já confirmaram presença. Com o consórcio, vai ser possível unir forças para incentivar artistas, promover a troca de experiências e, ainda, viabilizar financeiramente investimentos em aparelhos voltados ao setor, incluindo a construção ou instalação de teatros e casas de cultura.
Outro exemplo prático da associação de municípios em torno do tema é a possibilidade de oferecer auxílio jurídico e orientação sobre assuntos que impactam diretamente a vida dos agentes culturais, como a lei Aldir Blanc, por exemplo. “Vai ser possível, ainda, captar recursos e os redistribuir de acordo com a necessidade dos municípios integrantes”, acrescentou o secretário de Cultura de Tupã.