A coligação “Tupã do Lado Certo” realizou sua convenção no salão das Faculdades Faccat na manhã deste domingo (4), onde oficializou as candidaturas de Wilson Quiles Junior, conhecido como “Quilão” (PSD), para prefeito e Lucas Hatano (PSD) como vice-prefeito. A escolha de Hatano como vice ocorreu após a desistência de Eduardo Edamitsu, o “Shiguero”, que inicialmente era cotado para o posto.
O PL, partido do deputado Luiz Carlos Motta, aliou-se ao PSD, partido do prefeito Caio Aoqui, sob a condição de indicar o nome do vice-prefeito na chapa que concorrerá nas eleições municipais deste ano. Embora Hatano seja atualmente filiado ao PSD, ele deve se filiar ao PL no início do próximo ano, conforme as normas da janela partidária.
A convenção contou com a presença do deputado federal Luiz Carlos Motta, que, durante seu discurso, citou planos para as eleições de 2026, sinalizando a possibilidade de uma “dobradinha” com o prefeito Caio Aoqui. Motta indicou a intenção de concorrer novamente a deputado federal, enquanto Aoqui disputaria uma vaga como deputado estadual. O ex-deputado federal Walter Ihoshi também participou da convenção.
A coligação “Tupã do Lado Certo” é composta pelos partidos PSD, PL, Republicanos e União Brasil. Durante a convenção, foram também apresentados os candidatos a vereador por cada partido da coligação:
PL:
- Alexandre Scombatti
- Anisio Enfermeiro
- Charles dos Passos
- Elique Sandálus
- Eduardo Shigueiro
- Gilson do Comércio
- Keli Parra
- Cabo e Pastor Osmidio Castilho
- Pastor Eliezer
- Professor Clauber
- Prof Juh Fernandes
- Rosi Pavani
- Sara Danielli
- Simone Tubaki
- Subtenente Robson
- Tatto
PSD:
- Borracha da Prefeitura
- Dra. Telma Tulim
- Duda Gimenez
- Hanamoto
- Israel Tutu
- Josi da Saúde
- Laercio da Santa Casa
- Marcos Gasparetto
- Maria Regina
- Murilo Fernandes
- Ninha Fresneda
- Professor Maurício
- Professor Valdir
- Raquel Machado
- Sandra Enfermeira
- Vitor Damasceno
União Brasil:
- Anderson da Padaria
- Ceará Espetinho
- Cícero Maranhão
- Fernando Pereira
- Irmão
- Mangolo
- Nando Mancha
- Olga Pantolfi Bortoletti
- Profa Cris Vicente
- Danielle Stefanelli
- Neia Enfermeira
- Ronie Alves
- Claudia Lima Enfermeira
- Taison Almeida
- Valmir Cabeleireiro
- Zé Pain
Republicanos:
- Alessandro Sgt Santos Ambiental
- Jaqueline Gaiotte
- Brito da Saúde
- Cabo Urias
- Cida Albano
- Dani Cavalheiro
- Daniel Manzano
- Juliano Stefani – Ju
- Luis Alves
- Lukinhas Nunes
- Sara Dinalli
- Sillas Ferrão
- Tenente Carlos
- Thais Sanchez
- Valdir Bagaço
- Vanessa Fagundes
Processos e Prazos Eleitorais
De acordo com a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), os candidatos devem ser definidos nas convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral. Os escolhidos nessas reuniões são considerados pré-candidatos, ou seja, têm a intenção de disputar um cargo político, mas ainda não tiveram suas candidaturas formalizadas pela Justiça Eleitoral. Neste ano, as legendas podem registrar seus representantes até 15 de agosto, oficializando assim a participação deles nas eleições.
Eleições Municipais
Conforme o calendário eleitoral, em 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher o novo prefeito, vice-prefeito e vereadores que governarão suas cidades no período de 2025 a 2028. Em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde pode haver segundo turno, este ocorrerá no dia 27 de outubro.