Para ajudar a evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue e chikungunya, a Prefeitura realiza periodicamente o recolhimento de pneus em estabelecimentos que trabalham com este tipo de produto na cidade.
Esta ação tem ainda impacto ambiental positivo, já que um pneu descartado incorretamente pode levar até 600 anos para se decompor, além de provocar a contaminação do solo e de lençóis freáticos.
Para evitar que isso aconteça, a Secretaria de Meio Ambiente recolhe, armazena e destina para reciclagem mais de 100 mil pneus usados todos os anos. Duas vezes por mês, uma empresa especializada vem até a cidade para fazer o recolhimento do material, que fica armazenado em um galpão coberto, abrigado da chuva.
Em cada viagem, são transportados cerca de 4.500 pneus, desde os de grande porte, usados em máquinas pesadas e caminhões, até os menores, do tipo utilizado em ciclomotores e bicicletas. Este produto é levado a empresas localizadas em Curitiba, entre outras cidades, onde são devidamente reciclados.
O recolhimento é feito em borracharias e estabelecimentos que comercializam pneus na cidade. Já os moradores que têm este tipo de produto em casa podem levar pneus velhos até a Secretaria de Meio Ambiente, na rua Francisco Budaibes, 101, Vila Tupã Mirim I, e fazer o descarte.