Search
Close this search box.

Capitão da PM de Tupã recebe medalha por projetos com comunidade indígena

Na última quarta-feira (13), foi realizada a solenidade de outorga da “Medalha do Mérito Comunitário – 2024”, concedida a personalidades civis e militares, além de entidades públicas e particulares que se destacaram em ações comunitárias e de direitos humanos. O evento ocorreu na Associação dos Oficiais da Polícia Militar, na cidade de São Paulo.

Na região de Bauru/SP, foram condecorados o Coronel de Polícia Militar Hudson Covolan, Comandante do Policiamento do Interior 4, e o Capitão de Polícia Militar André Vander Zambelli Ribeiro, Comandante da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I), no município de Tupã/SP.

Na ocasião, o Capitão Vander entregou ao Coronel de Polícia Militar Gilson Hélio, Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, um objeto artesanal produzido na terra indígena “Vanuíre”.

A 2ª Companhia de Polícia Militar, por meio do 1º Sargento PM Torres, desenvolve ações de grande relevância junto à comunidade indígena. Entre elas, destaca-se o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que atende alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre, localizada na própria terra indígena.

Outro destaque é o Programa Vizinhança Solidária Indígena, uma iniciativa criada a partir da conclusão de mestrado do Capitão André Vander, adotada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e aplicada de forma prática nas terras indígenas da região. O programa foca na segurança e nas necessidades da comunidade indígena.

Essas ações têm aproximado os policiais da população indígena, promovendo uma melhor compreensão de seus costumes e, principalmente, de suas necessidades.

Compartilhe: