Search
Close this search box.

Campanha ‘Julho Amarelo’ alerta para importância de realização de exames de detecção de hepatites virais

Com o objetivo de alertar sobre os riscos da doença e a importância de se realizar testagens periódicas para detecção de hepatites virais, a Secretaria de Saúde intensifica as ações da campanha ‘Julho Amarelo’.

A iniciativa chama a atenção para as complicações trazidas pela patologia e busca conscientizar a população sobre a importância da realização de exames de detecção. “Por se tratar de uma doença silenciosa, somente através dos testes é possível detectar a hepatite”, destacou a enfermeira Anaille Virgínia Genovez Michelotti Miranda, do Ambulatório de Moléstias Infecciosas.

De acordo com ela, a campanha tem simbologia complexa: julho foi escolhido pois neste mês se celebra o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais. Já a cor amarela remete a um dos principais sintomas da doença, a icterícia. A iniciativa busca alertar a população sobre a importância de detecção da patologia, que só é possível através da testagem. “As hepatites virais são doenças silenciosas que podem causar sérios danos ao fígado e à saúde em geral”, alertou a enfermeira.

Ainda que determinados grupos estejam mais expostos à doença, o teste deve ser feito pelo menos uma vez ao ano por pessoas de todas as idades. O exame está disponível no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (rua Nhambiquaras, 432), na UBS Dr. Walter Pimentel (avenida Tapuias, 930), UBS de Vila Formosa (avenida Tancredo Neves, 200), USF Jardim Rubiácea (Rua Antônio Castilho, 887), USF Jardim Marabá (Rua Armando Sala, 545) e na USF do conjunto habitacional Jamil Dualibi (Rua João de Deus Neto, 126).

Não é necessário fazer agendamento para a realização dos testes, mas as equipes aconselham que os interessados realizem uma consulta prévia sobre a disponibilidade antes de se dirigir à unidade de saúde. Mais informações sobre o processo de testagem e outros dados sobre as hepatites podem ser obtidas no Ambulatório, através do telefone (14) 3491-5640.

Compartilhe: