As recentes enchentes no Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição que afetou profundamente diversas áreas, entre elas, a educação. Pensando nisso, uma campanha que está sendo promovida em Tupã, está arrecadando livros e materiais escolares que serão doados àquele Estado.
“Muitas bibliotecas foram danificadas, e essas pessoas precisam voltar a estudar e a reconstruir suas vidas. Além disso, as pessoas que estão alojadas precisam de livros, pois eles são uma porta para a imaginação e para o conhecimento”, destacou Juliana Edwiges, professora da FADAP-FAP e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDCA).
Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, Juliana enfatizou a importância de os livros físicos, especialmente em um momento em que muitas regiões ainda estão sem acesso à internet ou energia elétrica.
“Estamos arrecadando livros infantis e juvenis em bom estado, além de material escolar básico, para ajudar o Rio Grande do Sul”, disse. “Os livros digitais se tornam inviáveis nessas condições, então os livros físicos são essenciais.”
A iniciativa visa não apenas suprir a carência material, mas também proporcionar um alívio emocional e intelectual para aqueles que perderam tanto. “O objetivo é pedir para a população de Tupã que tenha livros em bom estado e que possam adquirir material escolar para fazer doação”, completou Edwiges.
Pontos de Arrecadação
Para facilitar as doações, foram estabelecidos vários pontos de arrecadação em Tupã:
- Biblioteca – FADAP-FAP
- Endereço: Rua Mandaguaris, 1010, Centro, Tupã/SP.
- Horário: Período da tarde e da noite.
- Biblioteca da UNESP de Tupã
- Endereço: R. Domingos da Costa Lopes, 780, Jardim Itaipu.
- Horário: Manhã, tarde e noite.
- Biblioteca Municipal Tobias Rodrigues
- Endereço: Av. Tamoios, 1660, Centro.
- Horário: das 7h às 17h