O posto de atendimento aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) divulgou comunicado para explicar o processo de averiguação cadastral e outros procedimentos que são adotados quando os dados familiares ou pessoais apresentam divergências com os registrados em outros órgãos de governo.
A averiguação é um processo de verificação de informações registradas no Cadastro Único, por meio de comparação de dados declarados pelas famílias com outras bases de dados do Governo Federal. “Este trabalho é realizado para identificar possíveis inconsistências, principalmente quanto à renda dos integrantes da família e a composição familiar”, explica Gislaine Treviso, diretora de Departamento de Gestão de Benefícios e Transferência de Renda.
Segundo ela, as famílias incluídas na averiguação cadastral apresentam divergências entre rendas declaradas. “Isso significa que uma ou mais pessoas da família possuem informação de remuneração do trabalho ou benefício pago pelo INSS que não foi informado no CadÚnico”, explicou a especialista. Neste processo, a avalição deve ser feita mensalmente.
A diretora destacou ainda que estão sendo convocadas para a revisão famílias cujo cadastro está desatualizado há mais de dois anos. Este trabalho está sendo realizado para confirmar informações declaradas. “No ano passado, muita gente se cadastrou dizendo que mora sozinho, mas mora com a família. Análise do Governo Federal mostrou que alguns cadastros têm indicativos de inconsistência na composição familiar”, informou.
Gislaine explicou ainda que a falta de atualização cadastral tem reflexo, inclusive, no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). “Para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito no CadÚnico. Inclusive as pessoas que já têm esse direito garantindo devem manter seu cadastro atualizado”, ensinou.
O posto de atendimento do Cadastro Único em Tupã funciona na rua Tapajós, 999, ao lado do AMEM. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3491-4610. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário que o responsável familiar compareça pessoalmente, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de endereço (preferencialmente conta de luz) e outros documentos que comprovem as informações da família.