Search
Close this search box.

Banco de Sangue da Santa Casa faz apelo por novos doadores

Jornal Diário — Conseguir novos doadores é o apelo do Banco de Sangue da Santa Casa. Trata-se de uma missão que as pessoas podem assumir, para ajudar a salvar vidas. O objetivo da proposta é conseguir repor os estoques, que se encontram em níveis críticos. Isso acontece em especial no caso do tipo O negativo, que é muito importante nos casos de emergências médicas devido à sua universalidade.

Na verdade, dentro do período atual, o Banco de Sangue da Santa Casa vem enfrentando escassez para todos os tipos de sangue. É que, neste período de férias escolares e com as temperaturas amenas, o número de doadores que comparecem espontaneamente sofre uma grande redução. Em geral, neste período, é quando existe uma maior necessidade.

O Banco de Sangue da Santa Casa opera de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas, com atendimentos acontecendo na unidade hospitalar da Rua Manoel Ferreira Damião.

Vale destacar que o Banco de Sangue realiza um rigoroso processo de coleta e preparação do sangue doado antes de ser disponibilizado para transfusões.

É muito fácil tornar-se um doador. Basta ter pelo menos 16 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação), ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, não estar em jejum, não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Os homens podem fazer doações até por quatro vezes no ano, com um intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, respeitando um intervalo mínimo de 90 dias.

É importante saber que existem restrições para pessoas diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, e indivíduos expostos a doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Utilidade

Muita gente não sabe, mas cada doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é processado para separar hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado, atendendo diferentes necessidades médicas.

Quem estiver interessado em fazer uma doação ainda hoje, basta comparecer ao Banco de Sangue da Santa Casa, na unidade da Rua Manoel Ferreira Damião, durante seu horário de funcionamento e passar pelo processo de triagem.

Compartilhe: