sexta-feira , 5 de março de 2021
Promoções
Início / Rádio/Destaque / Zoonoses retira mais escorpiões do Cemitério da Saudade em Tupã

Zoonoses retira mais escorpiões do Cemitério da Saudade em Tupã

O trabalho de captura noturna de escorpiões realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, é constante no município. As equipes do setor capturaram no Cemitério da Saudade, na noite de terça-feira (16), mais amostras de escorpiões que serão enviados para o Instituto Butantan desenvolver soro antiescorpiônico.

De acordo com o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, haverá mais uma ação de busca-ativa por esses animais. “Na noite desta quarta-feira (17) finalizaremos mais um trabalho de captura noturna no cemitério. Essa ação compõe o ciclo de atividades que devem ser efetuadas para controle populacional desses animais, já que não é recomendada aplicação de veneno, uma vez que isso só provoca o deslocamento deles e não os elimina”.

Além da busca e captura, feitas com lanternas de luz negra, luvas de couro, pinças especiais e botas para proteção dos agentes envolvidos, o CCZ também vistoriou nesta terça o prédio da APAE para identificar situações que propiciem o aparecimento de escorpiões e evitar a ocorrência de acidentes.

“Em breve, a rotina de atividades presenciais será retomada na APAE. Por isso, precisamos começar a fazer ações preventivas como aquelas que foram feitas nas Escolas Municipais. Nós realizamos uma vistoria durante a manhã para verificar se é necessário fazer alguma adequação no prédio, e também orientamos os responsáveis pelo local”, declarou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Para concluir o protocolo de segurança do Ministério da Saúde para controle de escorpiões em áreas urbanas, o Controle de Zoonoses fará na próxima semana uma ação de busca ativa noturna nas dependências da APAE.

Verifique também

Tupã terá ação simbólica para celebrar Dia Internacional da Mulher

  A Prefeitura de Tupã, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *