sexta-feira , 21 de fevereiro de 2020
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Vacinação contra sarampo começa nesta segunda em Tupã dia 10

Vacinação contra sarampo começa nesta segunda em Tupã dia 10

Começa nesta segunda-feira (10) mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A primeira etapa, que vai até o dia 13 de março, terá como público-alvo pessoas com idades entre 5 e 19 anos, não vacinadas ou com esquema de imunização incompleto.

A vacinação será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação e a partir da avaliação da caderneta. O município conta com mais de 2 mil doses da vacina e a meta é buscar as pessoas que ainda não se imunizaram.

De acordo com a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, as pessoas que pertencem ao público-alvo devem comparecer às salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Programas de Saúde da Família (PSFs) com a caderneta de vacinação para que seja avaliada e, se necessário, atualizada.

“É necessário levar a caderneta vacinal para a verificação do esquema pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto. Nosso objetivo é garantir alta cobertura vacinal no município”, comentou.

Para o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, a campanha é necessária para evitar casos de sarampo no município. Ele enfatizou que a imunização é a única forma eficaz de proteção contra a doença e, que a vacina é oferecida gratuitamente à população em todos os postos de saúde do município.

“No ano passado surgiram casos desta doença em todo o país, inclusive em Tupã. Por isso, é de extrema importância que a população esteja imunizada. A vacina é a única forma eficaz de proteção contra esse tipo de doença. Aguardamos a presença dos grupos prioritários nas unidades”, destacou.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus através da respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso, o alto poder de contagio da doença. A única forma eficaz de proteção contra a doença é a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Verifique também

Tupã Folia: Prefeitura vai distribuir 20 mil preservativos durante o carnaval

Neste carnaval, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *