segunda-feira , 21 de outubro de 2019
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Tupã: Vacina contra Influenza está disponível em todas as unidades de saúde

Tupã: Vacina contra Influenza está disponível em todas as unidades de saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, enquanto durarem as doses disponíveis nas unidades de saúde do município.

O objetivo da extensão do prazo é atingir a meta de vacinar 90% da população dos grupos de risco. Vale lembrar que a partir de agora, além da população prioritária, a campanha passa a contemplar também crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos.

Até o momento, 80% da população foi imunizada em Tupã, o equivalente a 16.189 pessoas, sendo: 64% das crianças, 64% dos trabalhadores da saúde,  78% das gestantes, 83% das puérperas, 88% dos idosos e  88% dos professores.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, alertou que a vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir contra a Influenza H1N1. “A influenza é altamente contagiosa e se dissemina principalmente entre os períodos de temperaturas mais amenas. Por isso é importante não descuidar. Se você pertence aos grupos de risco, procure uma unidade de saúde para receber a dose da vacina”, enfatizou.

Grupo Prioritário

Fazem parte dos grupos prioritários: crianças entre seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais e professores e funcionários das escolas públicas e privadas.

Já a população que não está inserida nos grupos, devem se prevenir contra a gripe evitando locais aglomerados, lavando sempre as mãos com água e sabão e evitando colocá-las no rosto e principalmente, na região da boca, evitando o contato muito próximo com alguém infectado e não compartilhando objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, copo, etc.

 

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada facilidade de transmissão e  pode acarretar em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies.

Verifique também

Varpa: Fazenda Palma será reaberta no próximo dia 12

Desde que conseguiu decisão liminar na Justiça para retomar o território da Fazenda Palma, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *