sábado , 20 de outubro de 2018
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Tupã: Secretaria de Cultura divulga os jurados do Festival de Teatro 2018

Tupã: Secretaria de Cultura divulga os jurados do Festival de Teatro 2018

O Festival Nacional de Teatro, que compõe o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã, acontecerá de 19 a 27 do mês de maio, com diversas apresentações teatrais, workshops e palestras.

Segundo o Secretario de Cultura, Renato Gonzalez o objetivo do evento é popularizar o Teatro e a Arte Circense no município de Tupã e região, fomentar o intercâmbio artístico com outras cidades brasileiras e o Turismo local.

Gonzalez também comentou que o evento irá trazer para Tupã, no Clube dos Comerciários e no Espaço das Artes 16 espetáculos que irão abordar as diversas linguagens teatrais, e para isso o Festival conta com um competente corpo de mediadores, que irão debater as apresentações e avaliar os espetáculos, são eles, Aguinaldo Moreira de Souza, Nelson de Abreu e Toninho do Vale.

Aguinaldo Moreira de Souza possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Letras Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Cumpriu os créditos para o mestrado em Artes Corporais na Unicamp, tendo sido aprovado no exame de qualificação (1997). Atualmente é professor de Interpretação teatral na Universidade Estadual de Londrina, bailarino, ator e diretor. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, expressão corporal, interpretação teatral, semiótica e discursos interartísticos.

Antonio José do Valle ou Toninho do Valle, como é mais conhecido, é graduado em direção teatral pela ECA -USP, onde também lecionou como professor convidado. Participou de diversos cursos de formação, entre eles Écolle Jacques Lecoq – Paris; Fancisco Zigrino – Italia; Cristiane Paoli Quito – Brasil; Bety Lopes – Brasil, Wolquer Quandt – Alemanha; Sunil Ensemble – Suiça e Interpretação e direção com o mestre do Actor’s Studios Luther James. Participou de workshops com Kazuo Ono, Eugênio Barba, Gerald Thomas e outros. Dirigiu mais de 50 espetáculos onde recebeu os grandes prêmios do teatro brasileiro: Molliére, APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, Troféu Mambembe, Governador do Estado, APETESP e outros. Coordenou a Escola da Seiva Trupe – Porto, Portugal, onde dirigiu a Cia Seiva Trupe abrindo o FITEI. Fez a Coordenação pedagógica do Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar – Fortaleza, CE. Desde 1980 participa de grandes festivais Internacionais, Nacionais, Estaduais e Regionais como curador, jurado, debatedor, ocineiro e/ou palestrante. Em 2014 participou do festival do boi de Parintins-AM fazendo a preparação dos itens individuais do Boi Caprichoso.

Nelson de Abreu é licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Assis, SP; Pós-graduado em Língua Portuguesa e Literaturas, Mestre em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2004) – UNIFRAN – Franca – SP – Brasil. Experiência em Ensino Superior e Pós-graduação com ênfase em Língua Espanhola e Suas Literaturas; e na área de ensino a distancia como professor e conteudista. Coordenou, até julho/2011 o Curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica e o Curso de 2ª Licenciatura (Plataforma Freire) em Letras – Espanhol e Literatura Hispânica, coordenou polo de ensino a distancia no IFB Campus Ceilândia (Curso Pro funcionário). É servidor público federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia desde 2 de maio de 2008.

O Secretario de Cultura ainda comentou sobre o grupo de mediadores. “O Festival Nacional de Teatro é um grande evento que promove a cultura em toda nossa região, são grandes espetáculos, e para isso contamos com um talentoso corpo de debatedores, que são responsáveis por analisar e discutir tecnicamente cada espetáculo, e pontuar erros e acertos para o desenvolvimento dos grupos e também para a avaliação do Festival”.

Mais informações sobre o Prêmio Nacional de Artes – Festival Nacional de Teatro estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e Instagram @secretariadeculturatupa ou ainda pelo telefone (14) 3491 – 3015.

Verifique também

Encontro marcará retorno da prática de aeromodelismo em Tupã neste fim de semana

Para marcar o retorno das atividades da Associação Tupãense de Aeromodelismo (ATA) será realizado neste …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *