quarta-feira , 15 de julho de 2020
Promoções
Início / Rádio/Destaque / Tupã: Saiba como funcionarão os serviços municipais devido ao Coronavírus

Tupã: Saiba como funcionarão os serviços municipais devido ao Coronavírus

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), a determinação do Ministério da Saúde é que as pessoas evitem aglomerações, redobrem os hábitos de higiene e aumentem a frequência de limpeza em espaços públicos e privados. Pensando nisso, a Prefeitura de Tupã adotou diversas medidas preventivas para evitar a proliferação da doença na cidade.

Segundo a Administração, escolas, eventos culturais e esportivos, serviços socioassistenciais e atendimentos médicos são locais e realizações que recebem uma grande quantidade de pessoas e, por isso, estes serviços passarão por algumas mudanças. O prefeito Caio Aoqui enfatizou que todas as medidas preventivas são adotadas para preservar a saúde pública.

“Todo o país está em alerta e em Tupã não é diferente. Apesar de nenhum caso confirmado da doença, é importante adotarmos todas as medidas preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde, para preservar a saúde pública de nossa cidade. Por isso, pedimos a colaboração da população para evitar a proliferação deste vírus”, destacou.

 

Educação

 

            As atividades de todas as instituições municipais de ensino: creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental, ficam suspensas por prazo indeterminado. Esta medida também inclui o projeto Escola de Segundo Turno.

 

Esporte e Recreação

 

Todos os eventos esportivos, viagens de participação em competições em outras localidades e atendimentos nas Academias Municipais de Esportes (AMAEs) foram suspensos por tempo indeterminado.

 

Cultura e Turismo

 

Todos os eventos culturais e sociais agendados pela Secretaria Municipal de Cultura, além dos projetos culturais, como Oficinas Culturais de Tupã, Quinta com Arte, FeirArt, Universo Cultural, entre outros; e atendimentos nos museus municipais, ficam suspensos por tempo indeterminado. Os atendimentos da Biblioteca Municipal também serão paralisados, abrindo somente para receber os livros de empréstimos feitos nos últimos dias.

 

Saúde

 

            Os horários estendidos no Centro Odontológico Municipal (COM) e nas Unidades Básicas de Saúde (devido à Campanha “Mês da Mulher”) serão suspensos por tempo indeterminado. Portanto, apenas serão realizados atendimentos apenas durante os horários normais (das 7 às 17 horas).

Além disso, o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, orientou a população a procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências antes de se dirigirem à Santa Casa de Misericórdia de Tupã e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para evitar a superlotação nestes locais.

“Sabemos que este é um momento difícil em todo o mundo, mas juntos e tomando todas as medidas preventivas, venceremos este desafio. Por isso, pedimos a colaboração da população para que procurem suas unidades de saúde, já que os profissionais destas locais são devidamente capacitados para atenderem os munícipes”, disse.

 

Assistência Social

 

As atividades do projeto Jovem Talento, Escola Profissionalizante, Núcleo de Apoio à Terceira Idade (NATI) e dos grupos de idosos, crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), estão suspensas por tempo indeterminado.

 

O que é o novo Coronavírus ou COVID-19

 

O novo Coronavírus (COVID-19) faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A doença foi descoberta no final de dezembro de 2019, após casos registrados na China.  Os principais sintomas são comuns de uma gripe, como tosse, febre e dificuldade para respirar. Porém, não se engane e adote todas as medidas de prevenção.

Apesar de poucas informações sobre o novo Coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que a população reforce todos os bons hábitos de higiene, como sempre manter as mãos limpas (com água e sabão ou álcool em gel de concentração de pelo menos 60%), cobrir a boca ao tossir e espirrar (com a dobra do cotovelo ou lenços descartáveis) e manter distância de pelo menos 2 metros de quem estiver tossindo e espirrando.

Além disso, é importante que a população se mantenha em ambientes ventilados e evite aglomerações. Os principais grupos de risco são: idosos (acima de 60 anos), fumantes, asmáticos, pessoas com doenças do coração e diabéticos.

 

Verifique também

Tupãense Yago Mateus assina com a equipe de basquete do Flamengo

  A equipe de basquete do Flamengo fechou a contratação do armador tupãense Yago Mateus …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *