sexta-feira , 24 de maio de 2019
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Saúde: Prefeitura alerta sobre a importância do uso de preservativos

Saúde: Prefeitura alerta sobre a importância do uso de preservativos

A prefeitura de Tupã está intensificando as ações de orientação à população sobre as diversas formas de prevenção das IST’s (Infecções sexualmente transmissíveis. O trabalho de prevenção e orientação é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã.

Segundo a enfermeira do Ambulatório, Anaille Michelotti, as ações sobre o uso de camisinha são propostas pelo Ministério da Saúde que visa incentivar o uso de preservativos neste carnaval, principalmente entre os jovens de 15 a 24 anos, já que essa é a faixa etária que menos usa camisinha.

Ela ressaltou ainda que o carnaval é um período em que as pessoas se expõem mais às relações sexuais desprotegidas, e a camisinha é o melhor método de prevenção não somente para o HIV, como para as outras IST’s.

“A prevenção no carnaval é a maneira mais segura que os jovens podem encontrar. O objetivo das ações que realizaremos é alcançar o maior número de pessoas, já que os índices do HIV/Aids e da sífilis estão aumentando, mostrando que as pessoas não estão utilizando o preservativo”, disse.

A enfermeira informou que o hábito de não usar camisinha tem impacto direto no aumento da epidemia de Aids entre os jovens. “É importante ressaltar que fechamos o ano de 2018 com 46 novos casos de HIV, sendo 25 de Tupã e 21 da região. No ano de 2019, já temos 2 casos de Tupã e 4 da região”, disse.

Atualmente, são oferecidos 80 pontos de distribuição de preservativo, entre eles, as unidades de saúde, os três distritos, farmácias municipais, empresas parceiras, o Centro Odontológico Municipal, Ambulatórios, Unidade de Pronto Atendimento, CAD SUS, hospitais e Secretarias Municipais, Escolas, Faculdades, entre outros locais. “São esses parceiros que nos ajudam a facilitar o acesso ao preservativo gratuitamente”, concluiu.

Verifique também

Prefeitura de Tupã lança campanha do agasalho

A Campanha do Agasalho foi lançada oficialmente pela Prefeitura de Tupã nesta quarta-feira, dia 22, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *