sexta-feira , 23 de outubro de 2020
Promoções
Início / Rádio/Destaque / Saúde em Tupã aumenta busca ativa por sintomáticos respiratórios para diagnóstico precoce de tuberculose

Saúde em Tupã aumenta busca ativa por sintomáticos respiratórios para diagnóstico precoce de tuberculose

Com o objetivo de identificar a tuberculose nos estágios iniciais e garantir o tratamento da doença, evitando possíveis complicações; a Vigilância Epidemiológica juntamente com a equipe de Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde Dr. Walter Pimentel, ampliaram as ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios.

A equipe percorreu alguns pontos da cidade, passando orientações sobre a doença, mecanismo de transmissão e sintomas; e foram realizados exames no local, para aqueles que possuíam os sintomas.

O público-alvo da busca são pessoas que se queixam de tosse por 3 semanas ou mais; e mediante apresentação destes sintomas, já colher o exame de baciloscopia de escarro – BK, para diagnóstico rápido.

A campanha normalmente ocorre em março e setembro, porém o munícipe que tiver queixa de tosse, emagrecimento e febre, deve procurar uma unidade de saúde para realizar avaliação e exame de BK em qualquer período do ano.

Ao todo, já foram abordadas mais de 50 pessoas; destas, 18 eram sintomáticas respiratórias (tinham tosse por mais de 3 semanas). Dos sintomáticos, 15 colheram exame no momento da identificação e as amostras já foram encaminhadas para o Laboratório Municipal, e 3 não conseguiram colher e farão consultas para avaliação.

Verifique também

Após 70 anos, homem de 83 anos morador em Tupã reencontra irmãos e conhece familiares

A história de uma família ganhou um novo capítulo, nas últimas semanas, na Nova Alta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *