domingo , 9 de agosto de 2020
Promoções
Início / Rádio/Destaque / Professores da Rede Municipal em Tupã participam de capacitações sobre o ensino remoto

Professores da Rede Municipal em Tupã participam de capacitações sobre o ensino remoto

A pandemia do novo Coronavírus modificou as relações de aprendizagem e a forma de ministrar as aulas. Para vencer este desafio, os 300 professores e gestores da Rede Municipal de Ensino participam de capacitações e de formações continuadas realizadas pelas técnicas responsáveis pelo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e pelo Sistema SESI, com foco no ensino remoto.

Primeiramente, os gestores passaram pela formação e repassaram os ensinamentos aos educadores, onde os temas abordados, foram: “Aprimoramento das aula on-line/Promover ampliação dos recursos tecnológicos utilizados, apoiando a continuidade das aprendizagens dos estudantes durante o período das aulas remotas” e “Análise das aulas on-lines e levantamento de procedimentos didáticos para aulas remotas”.

Os gestores também participaram da formação “Projeto Político Pedagógico adaptado à pandemia” e além disso, cada escola também realiza formações com os professores, tendo o principal foco em: “Sistematização dos conteúdos”, “Leitura em voz alta à distância” e “Aprimoramento dos recursos tecnológicos”.

Além disso, cada educador também participou da formação on-line pelo Sistema Sesi, sendo: “O projeto didático na rotina de educação infantil”, para os professores das creches, “Procedimentos e estratégias para o trabalho com a matemática na educação infantil”, aos educadores da Pré-Escola, e “Didática específica ciências humanas”, aos professores do Ensino Fundamental.

Mesmo antes da pandemia, a formação continuada já era um foco da Rede Municipal de Ensino, que sempre visou pela formação dos educadores como prioridade na qualidade do ensino, onde são realizadas semanalmente em horários de estudo coletivo. Segundo secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, dar sequência às capacitações, com o foco voltado às aulas remotas, é fundamental para que os professores se adaptem à nova realidade.

“A suspensão das aulas pegou todos de surpresa e, com isso, foi preciso procurar alternativas para dar sequência ao aprendizado dos alunos. Com o objetivo de prepará-los para enfrentar essa nova realidade, planejamos capacitações voltadas ao ensino remoto. Desta forma os professores terão acesso às ferramentas certas e às orientações necessárias para continuar oferecendo um ensino de qualidade aos estudantes”, explicou.

Professor Valdir acrescenta que os educadores precisaram aprender a adaptar as rotineiras aulas presenciais para as virtuais. “Esta não foi uma mudança fácil, até porque muitos professores estão se reinventando e suas aulas estão cada vez mais reais e se aproximam tanto das crianças como dos pais, que estão muito mais engajados e envolvidos no desenvolvimento do aprendizado dos seus filhos”, disse.

Já o prefeito Caio Aoqui ressaltou que a formação continuada é fundamental para o ensino remoto. Caio também parabenizou o empenho e dedicação da Secretaria de Educação, do corpo docente e também dos pais e responsáveis pelos alunos, que mesmo diante de tantos desafios enfrentados, vão dando continuidade ao Projeto: “Distante sim, Isolados não: família+escola uma parceria que dá certo”.

“Foi uma mudança brusca, que pegou todos de surpresa. Por isso, a Secretaria vem se empenhando para deixar os professores cada vez mais capacitados, além de manter o contato com pais e responsáveis pelos alunos. Garantindo assim que a escola e a família estejam alinhadas, para ter o melhor aproveitamento nas aulas on-line. Parabenizo a todos pelo empenho neste momento tão difícil de pandemia”, concluiu.

 

Verifique também

Entrada do Balneário Sete de Setembro é bloqueada após várias denúncias

Para evitar que ocorram aglomerações de pessoas em espaços do município, a Prefeitura, por meio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *