segunda-feira , 21 de outubro de 2019
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Prefeitura homenageia ex-combatentes de 1932 na próxima terça dia 09

Prefeitura homenageia ex-combatentes de 1932 na próxima terça dia 09

Na próxima terça-feira (9) a Prefeitura de Tupã, em parceria com Policia Militar, realizará a tradicional homenagem aos ex-combatentes tupãenses da Revolução Constitucionalista de 1932.

A solenidade, que deve reunir diversas autoridades municipais, representantes do Tiro de Guerra e Polícia Militar, acontecerá a partir das 9 horas, na Praça 9 de Julho, localizada na Vila Vargas.

O evento contará com a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” e várias homenagens.  Além de manter viva a memória dos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista, a solenidade também será marcada pela entrega de Láureas de Mérito Pessoal aos policiais que mais destacaram em suas atividades profissionais.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, convidou a toda população para este evento que marca os 87 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e resgata a relevância do movimento.

“O evento é aberto ao público em geral, contamos com a presença dos munícipes. Mantemos a tradição da solenidade por mais de 34 anos, pois é essencial recordar e homenagear a memória dos ex-combatentes, que participaram do batalhão constitucionalista da nossa cidade”, disse.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou que Tupã é um dos únicos municípios da região que mantêm a tradição de homenagear os ex-combatentes da Revolução de 32. “É fundamental que cuidemos das histórias do nosso estado e município, relembrando a dedicação que os ex-combatentes tiveram na Revolução Constitucionalista, que contribuiu tanto para os avanços na política e no desenvolvimento da sociedade paulista”, finalizou.

 

Revolução de 1932

 

O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de julho, sendo considerado feriado estadual em São Paulo. A data é uma homenagem ao movimento contra o regime provisório de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.

A Revolução de 32 foi um movimento armado que objetivava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

O estado de São Paulo lutou praticamente sozinho contra o regime provisório de Getúlio Vargas. Getúlio conseguiu apoio de alguns estados e conseguiu a vitória armada, enviando representantes do movimento contra o regime para o exílio em Portugal. O saldo final foi muitas mortes para ambos os lados do conflito, porém em 1933 houve a Assembleia Nacional Constituinte e em 1934 foi concluída a constituição.

Por conta do estado de São Paulo lutar sem muitos aliados, o feriado é predominante no estado, e como Tupã teve ex-combatentes na Revolução, anualmente é feita a homenagem a eles.

Verifique também

Varpa: Fazenda Palma será reaberta no próximo dia 12

Desde que conseguiu decisão liminar na Justiça para retomar o território da Fazenda Palma, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *