sábado , 23 de janeiro de 2021
Promoções
Início / Rádio/Destaque / Manifestação contra ICMS em Bastos reúne grande número de participantes

Manifestação contra ICMS em Bastos reúne grande número de participantes

Protegidos com máscara e mantendo distanciamento social, produtores rurais de Bastos se reuniram, para um protesto contra mudanças no ICMS e aumento de impostos no Estado de São Paulo.

Imagens áreas mostram cerca de 200 veículos, entre caminhões, tratores, carros e ônibus estacionados na Via de acesso Wagner do Reis Ferreira em frente ao recinto de exposições Kisuke Watanabe em um movimento inédito e histórico para o município de 21 mil habitantes e com um plantel de 35 milhões de aves.

Bastos e seu entorno produz por dia cerca de 22 milhões de ovos e é responsável por 60% de toda a produção de ovos no estado de São Paulo, conforme mostra levantamento realizado pelo sindicato Rural de Bastos. Em nota o sindicato explica as razões para o protesto e os impactos negativos que a decisão do governador João Doria Jr poderá gerar em toda a cadeia produtiva de ovos.

Acompanhe a nota:  “O aumento de impostos sobre insumos e mudanças na forma de cobrança do ICMS podem desmotivar produtores paulistas, principalmente pela perda de competitividade frente aos de outros Estados que contam com incentivos e menor custo de produção, o que poderá causar mudança de estratégia dos empresários, com retração nos investimentos e, em consequência, diminuição dos postos de trabalho.

O cenário atual criado pelo aumento de impostos é desanimador – até 2020 o ovo como produto da cesta básica era isento de ICMS, passando em 2021 a ser tributado em 4,14% (quatro vírgulas quatorze por cento), além do aumento nos insumos, impactando diretamente no custo final e enorme prejuízo ao setor, que já vem sofrendo constantes perdas, que poderão chegar a patamares alarmantes, inviabilizando a continuidade da atividade. ”

Ontem à noite no Twiter o Governador demonstrou ter voltado atrás na decisão, porém não deixou claro se inclui o setor avícola. “ A redução de benefícios do ICMS poderia causar aumento no preço de diversos alimentos e medicamentos genéricos, principalmente para a população de baixa renda. Decidimos, assim, suspender a vigência dos decretos estaduais que autorizam redução de benefícios fiscais do ICMS para insumos agropecuários para a produção de alimentos e medicamentos genéricos”, disse Doria.

Representantes do sindicato afirmam que a luta ainda irá continuar até que o Governador publique a revogação do aumento do ICMS no diário oficial.

A manifestação recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Bastos, Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial.

 

Por: Tiago Henrique

Verifique também

Tupã vai continuar na fase vermelha do Plano São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (22) a manutenção de Tupã que faz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *