sexta-feira , 21 de junho de 2019
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Instituto Luiz Bertazzoni lança a 2ª fase do projeto “ADOLESCENTE CONSCIENTE”

Instituto Luiz Bertazzoni lança a 2ª fase do projeto “ADOLESCENTE CONSCIENTE”

     

O Projeto Adolescente Consciente, realizado pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e o Grupo Fênix de Teatro, recebe o repasse da segunda parcela para dar continuidade à execução do projeto

O Projeto Adolescente Consciente leva arte e cultura, para crianças e adolescentes de 01 a 17 anos, por meio dos mais variados segmentos artísticos, teatro, dança, música, artes plásticas, artesanato, capoeira, etc.

O repasse veio no valor de R$ 216.980,00, creditado na conta do Instituto Luiz Bertazzoni no Banco do Brasil em 22 de fevereiro de 2018.

A prestação de contas da primeira parcela foi aprovada pelo CONDECA, por meio dos setores responsáveis da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para relembrar o início dessa maravilhosa conquista para Tupã, o valor das duas parcelas somam R$ 433.960,00. A Verba que veio por meio  da aprovação do Projeto inscrito por meio do chamamento público para o Biênio 2015/16 do CONDECA – Conselho da Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Em novembro de 2017 o Instituto Liz Bertazzoni passou a ser administrado pelo Presidente Luís Carlos Sanches, que devido as excelentes relações, fez pessoalmente o contato com o Condeca  – Conselho da Criança e Adolescente,  para ampliação da atuação do Projeto.

Inicialmente, era previsto  atendimento nos doze meses do projeto 2.100 crianças e adolescentes  mas em seis meses da primeira fase atendemos 3900 crianças e adolescentes. As crianças atendidas apresentaram para os pais, professores e comunidade, o resultados de seus aprendizados e ainda  receberam a  certificação de cada modalidade.

Este projeto é desenvolvido em parceria com as entidades de Tupã e mais seis municípios, Bastos, Arco-Íris, Oscar Bressane, Quatá, Piacatu e Herculândia. “Por meio de um estudo das demandas e públicos feito junto  às Assistentes sociais, pedagogas, psicólogas, presidentes das entidades e prefeituras, identificamos quais são as ações, cursos e palestras para cada entidade. O projeto prevê aulas de música, dança, teatro, artes, áudio visual, capoeira, e desenho. Nesta segunda fase serão incorporadas as aulas de street dance e suas vertentes,  Grafite e uma biblioteca móvel com os mais variados temas literários, além de  uma  gibiteca.” Destacou Luís Carlos Sanches, presidente do Instituto Luiz Bertazzoni.

Com a ampliação dos  cursos, se fez necessário a contratação de novos profissionais/oficineiros, que através de currículos apresentados ao Instituto são capacitados dentro de suas de atuação, para atender as entidades e  prefeituras nas diversas ações.

Segundo Luís Carlos, a segunda fase do projeto tem início nesta segunda feira dia 26 de fevereiro, nas entidades ONG ARTE VIDAS, CASA DO GAROTO, LAR SANTO ANTONIO, CIM, nos distritos de UNIVERSO E VARPA, no Projeto ESCOLA DA FAMILIA, e aínda nos municípios de  Bastos, Arco-Íris, Oscar Bressane, Quatá, Piacatu e Herculândia.

“E aproveitando este momento gostaria de informar que estamos abrindo novas frentes de trabalho em Associações de Bairros, e Projetos com cunho social para crianças e adolescentes. O objetivo maior e levar a arte   aonde se fizer necessário, uma criança ou adolescente em contato com as artes se tornará uma pessoa ainda melhor no dia de amanhã.” Destacou o presidente.

O Projeto também prevê palestras sócio educativas com os mais variados temas.

O Coordenador do projeto, Marcos Viana, completou que a temática de combate as drogas e vícios são as mais solicitadas. “Entretanto, ainda temos temas atuais como redes sociais e internet além do resgate familiar, muito importante no fortalecimento dos laços de família.” Explicou.

O Instituto Luiz Bertazzoni, agradece aos apoiadores do Projeto como o Deputado Fernando Cury, que desde do início, esteve diuturnamente nos auxiliando com as equipe técnica para esclarecimentos. Outro importante apoio vem da atuação do vereador Charles dos Passo que com seu vasto conhecimento em artes e cultura foi muito importante para que o Projeto tivesse grande sucesso, a toda a diretoria do Instituto, aos oficineiros, as entidades e prefeituras, é a união fazendo a força para um bem maior.

“Sempre acreditei, e continuo acreditando que por meio das artes e da cultura é possível realizar uma interrelação com os outros setores, educação, principalmente. Além de tudo, a arte é um poderoso transformador social, e agrega tanto à geração de renda quanto ao turismo, fator importante para Tupã, que é uma estância turística que, até o momento, não possui uma identidade turística.” Finalizou o vereador Charles.

 

O Instituto Luiz Bertazzoni mantém um sitio na internet para que todos possam acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos  www.institutoluizbertazzoni.com.br     ou   www.grupofenixdeteatro.com.br  ou ainda pelo  facebook do Instituto Luiz Betazzoni,  pode ser feito contatos também pelo e-mail ilb.arte.cultura@gmail.com, ou pelos telefones 14 997878640 –  Coordenação e 14 997374130 – Presidência.

Verifique também

Paróquias de Tupã celebram Corpus Christi nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 20, é feriado religioso de “Corpus Christi”. Trata-se de um importante momento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *