sexta-feira , 16 de novembro de 2018
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Horário de Verão começa à zero hora deste domingo, 4 de novembro

Horário de Verão começa à zero hora deste domingo, 4 de novembro

Começa à zero hora 4 de novembro, na madrugada de sábado para domingo, mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão. Até 16 de fevereiro de 2019, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm que adiantar os relógios em uma hora.

 

Para o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 5% nas regiões onde é aplicada a medida. A Energisa Sul-Sudeste, que atende 82 municípios no oeste de São Paulo, região bragantina, sul de Minas Gerais e a cidade de Guarapuava, no estado do Paraná, estima para esta edição do horário de verão uma redução no consumo de cerca de 0,39%, ou seja, uma economia de 4.990 MWh (megawatts-hora), o equivalente ao consumo de 29 mil residências durante um mês, ou proporcional ao consumo de uma cidade de 87 mil habitantes, durante o mesmo período.

 

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de fornecimento mais crítico do dia, entre às 18h e às 21h, quando a utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo.

No horário de verão as pessoas mudam seus hábitos e aproveitam mais a luz natural, pois o dia demora a escurecer. Assim há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico.

 

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), os principais benefícios da adoção do horário de verão estão relacionados à redução do consumo de energia elétrica pela população, devido ao melhor aproveitamento da luz natural; redução de geração proveniente das usinas termelétricas (que tem um custo mais alto de geração); aumento da confiabilidade do sistema elétrico, uma vez que o carregamento das redes de distribuição acaba não ficando concentrado no mesmo horário, além de ser possível atender ao natural aumento de carga do período de verão de uma maneira mais equilibrada. Assim, é possível para as distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia realizar os investimentos necessários para um bom atendimento de forma gradual.

Verifique também

Tupã tem programação especial na Semana da Consciência Negra

O município de Tupã comemora a Semana da Consciência Negra com diversas manifestações artísticas, palestras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *