sexta-feira , 5 de março de 2021
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Governo do Estado mantém Marília, Tupã e região na fase laranja do Plano SP

Governo do Estado mantém Marília, Tupã e região na fase laranja do Plano SP

O Governo do Estado manteve a região de Marília e Tupã  na fase laranja do Plano São Paulo, em reclassificação anunciada nesta sexta-feira (19) pelo governador João Doria (PSDB) e seus secretários.

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes com Covid-19 na região vinha em queda, o que alimentou a esperança de um possível avanço para a fase amarela, ainda menos restritiva.

No entanto, desde o dia 10 de fevereiro a situação local voltou a piorar e saiu de uma ocupação de 72,11% para 74,4% – segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

A região de Sorocaba, segundo dados desta última reorganização estadual, é a que tem maior ocupação de leitos Covid-19 entre as classificadas na fase amarela, com 71,1% deles preenchidos.

“A reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro. Assim, todos terão possibilidade de se preparar e organizar. Outras reclassificações poderão ocorrer na próxima semana, sempre com o objetivo de atender com mais precisão e rapidez, seja para evoluir ou regredir”, afirmou Doria.

Todas as regras do Plano SP estão detalhadas no site do governo estadual, clique aqui.

Região de Marília

A região de Marília registrou aumento nos casos de Covid-19, mortes pela doença e ocupação de leitos entre janeiro e fevereiro, em decorrência das festas de final de ano e foi necessário abrir mais leitos exclusivos, além do retorno temporário para a fase vermelha, mais restritiva.

No final de janeiro a ocupação regional chegou próximo de 88% – contando leitos SUS e particulares, segundo os dados oficiais levados em conta no Plano São Paulo.

Desde então esse patamar passou a cair paulatinamente, até chegar em 72,11% no dia 10 de fevereiro, o menor índice desde o dia 4 de janeiro.

Após quase um mês de quedas, no entanto, a ocupação regional voltou a subir, como mostrado acima.

A piora nos índices de avanço do coronavírus no interior deixa as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente na fase vermelha, com restrição total de comércios e serviços não essenciais. Houve melhora nas regiões de Franca, que avança para a etapa laranja, e Sorocaba, que progride para a fase amarela.

As demais regiões permanecem sem alteração em relação à classificação atual, em vigor desde o último dia 6. Continuam na fase amarela a Grande São Paulo e as áreas de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas e Registro. Na laranja, estão as regiões de Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté.

Todas as regiões em fase vermelha estão com ocupação de UTI para pacientes de Covid-19 acima de 80%. Na etapa de restrição máxima, só há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Verifique também

SENAI oferece 10 cursos com bolsa de estudo 100% para Tupã

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior informa que a EMFI “Paulo Renato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *