domingo , 9 de agosto de 2020
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Corpo de Bombeiros orienta sobre soltar pipas com segurança

Corpo de Bombeiros orienta sobre soltar pipas com segurança

Soltar pipas é um dos principais atrativos para crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos, em meio à pandemia do novo Coronavírus. No entanto, a simples brincadeira pode fazer com que diversas pessoas desrespeitem as recomendações de distanciamento social e ocasione aglomerações nas ruas da cidade.

Este aumento preocupa as autoridades por conta da disseminação do vírus e também sobre o uso de cerol, que é uma mistura caseira, composta por cola, vidro moído, entre outros materiais que tornam a linha mais cortante e evita que ela se rompa com facilidade, ou do uso da linha chilena, que é tão cortante e perigosa quanto o cerol.

O uso de cerol ou objetos cortantes é considerado crime, regido pelo Art. 132 do Código Penal (Decreto lei 2.848/40). Em Tupã, também existe a Lei Municipal Nº 4.669/2013 que proíbe a prática no município, sendo que a pessoa que for flagrada produzindo, comercializando ou utilizando cerol ou linha chilena estará sujeita a punições.

Além disso, alguns cuidados são necessários para soltar pipas de forma consciente e responsável, sem riscos para a saúde da população em geral. O Corpo de Bombeiros de Tupã orienta que a atividade seja sempre supervisionada por um adulto, ocorra em locais abertos, longe da rede elétrica, aeroportos, ruas e estradas, de modo a evitar acidentes.

O Corpo de Bombeiros também ressalta que o cerol ou a linha chilena não devem ser utilizados de modo algum, pois ambos os materiais podem causar graves acidentes. Outra recomendação é que as pessoas utilizem máscaras e respeitem o distanciamento entre os indivíduos, seguindo as medidas de prevenção previstas nos decretos municipais.

A Prefeitura de Tupã por sua vez também pede a colaboração da população, para que sigam as recomendações de distanciamento e evitem aglomerações nas ruas, além da higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e o uso de máscaras de proteção cobrindo nariz, boca e queixo.

Verifique também

Nova barreira sanitária será instalada nos cemitérios São Pedro e da Saudade neste domingo do Dia dos Pais

A Prefeitura informa que será realizada uma nova barreira sanitária nos cemitérios São Pedro e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *