domingo , 9 de agosto de 2020
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Campanha de Vacinação Contra Gripe acaba no dia 24 de julho

Campanha de Vacinação Contra Gripe acaba no dia 24 de julho

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza será encerrada na próxima sexta-feira, dia 24 de julho. Por isso, a Prefeitura de Tupã lembra que toda a população pode se imunizar, inclusive quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficam abertas para vacinação de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h30. Já na sexta-feira, o horário é das 7h30 às 16h, pois após este horário as equipes de saúde começam a recolher as doses vacinais para guardá-las em um ambiente refrigerado para utilização na próxima semana.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que para receber a dose, o munícipe deve ir até a unidade, munido com a carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, os agentes conseguem verificar se o município atingiu a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde.

Além disso, as pessoas que apresentam quadros gripais não receberão a dose vacinal. Porém, os agentes agendarão outro dia para que o munícipe volte à unidade e seja imunizado. Esta medida visa evitar a disseminação da gripe, tendo em vista que os sintomas são parecidos com o do novo Coronavírus, o que pode dificultar o diagnóstico da nova doença.

Vale destacar que, na última semana, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que a população em geral pode se vacinar enquanto houver doses disponíveis nos postos, devido ao número limitado de doses da vacina.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, pede a colaboração da população durante os horários de vacinação, para que não formem aglomerações nas UBS. Ela destacou que a cooperação é essencial para manter a segurança e preservar a saúde de todos os munícipes.

“Pedimos a colaboração da população para que evitem aglomerações nas unidades, mantenham a distância de no mínimo 1,5 metros de outras pessoas, além do uso obrigatório de máscaras de proteção. É fundamental a cooperação de todos para mantermos a organização”, pediu.

 

Balanço

 

Até o momento, 27.623 pessoas já estão imunizadas contra a Influenza. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação nos públicos alvo, foi de: Pessoas com comorbidades 5.759 doses aplicadas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos 2.218 aplicações, o que representa 57% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

307 gestantes do município já foram imunizadas, representando 55,12%; Profissionais da Saúde atingiram 110,61%, com 3.491 doses aplicadas; puérperas foram 40 doses e 43,96% da meta; 11.997 idosos já se vacinaram, atingindo 109,25% do objetivo preconizado.

Já os adultos possuem a cobertura vacinal mais baixa da Campanha de Vacinação Contra Influenza, sendo 973 doses aplicadas, atingindo somente 27,54% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Os demais grupos prioritários somaram a vacinação de 1.542 pessoas.

 

Verifique também

Nova barreira sanitária será instalada nos cemitérios São Pedro e da Saudade neste domingo do Dia dos Pais

A Prefeitura informa que será realizada uma nova barreira sanitária nos cemitérios São Pedro e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *