segunda-feira , 21 de outubro de 2019
Promoções
Início / Rádio/Notícia / Arco-Íris: Programação do Padroeiro terá quermesse, Procissão e Missa

Arco-Íris: Programação do Padroeiro terá quermesse, Procissão e Missa

Na próxima segunda-feira dia 6 de agosto, será feriado municipal em Arco-Íris, em comemoração ao Dia do Padroeiro, Senhor Bom Jesus.

A programação teve inicio com a realização do tríduo e continua neste fim de semana  com a realização de quermesse e do tradicional leilão na Praça São João XXIII.

 

No dia 6 de agosto, feriado no município, as comemorações começam cedo, às 6 horas da manhã, com a alvorada.

 

Ainda no dia 6, às 18 horas, será realizada a procissão motorizada, com saída da Fecularia Marinez, seguida de missa a ser celebrada pelo bispo da Diocese de Marília, dom Luiz Cipolini.

 

Neste sábado, dia 4, haverá quermesse com música ao vivo, na Praça São João XXIII, cujo encerramento acontece na segunda-feira, dia 6, com a coroação da rainha da festa.

 

Na quermesse, o visitante poderá consumir produtos típicos, como frango e leitoa assados, batata e bebidas em geral. Mas é bom chegar cedo, por causa da grande presença de público.

 

A programação é coordenada pelo Conselho Paroquial, que espera a participação da comunidade católica de Arco-Íris e região.

 

O padroeiro

 

O padroeiro de Arco-Íris, Senhor Bom Jesus, foi escolhido pela família Morábito, que fez a doação do terreno para a construção da então Capela do Senhor Bom Jesus, atual Paróquia do Senhor Bom Jesus de Arco-Íris.

 

Naquela época, o então povoado estava dividido e tinha dois nomes. Do lado pertencente à família Morábito, chamava-se Senhor Bom Jesus; do outro, pertencente à família Zamora, era Santa Helena. Somente em 1947 passou para a denominação atual, com a transformação em distrito.

 

Os anos se passaram e, em 1958, mais precisamente no dia 16 de julho, o então bispo diocesano de Marília, dom Hugo Bressane de Araújo, desmembrou o Distrito de Arco-Íris da Paróquia São Pedro, de Tupã, criando a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Arco-Íris.

 

O desmembramento foi realizado durante as festividades alusivas à Nossa Senhora do Monte Carmelo, sendo efetivado de acordo com o parágrafo 2º das normas do Cânom 1.427. Já a instalação da Paróquia Senhor  Bom Jesus ocorreu no dia 8 de setembro de 1958, durante a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Na época, era pároco da Matriz de São Pedro, em Tupã, o padre Afonso Hafner. O papa era Pio XII.

 

Na ocasião da instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Arco-Íris, várias famílias locais assinaram o livro de ata. Entre os presentes estavam Geraldo Borges de Freitas e Geraldo Borges de Freitas Filho, Adelino Bragato, Augusto Demori, Antônio Rodrigues Lago, Gentil Morábito e Carmino Pantolfi, entre outros.

 

O presidente da Congregação Mariana em Arco-Íris, naquela data, era Vicente de Paula Machado.

No dia de instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus, a família Morábito trouxe uma réplica da imagem do Senhor Bom Jesus de Pirapora, que adentrou a igreja acompanhada por uma multidão de pessoas.

 

Anos mais tarde, com a paróquia já em plena atividade, a família Zamora fez a doação de terreno para a construção da Casa Paroquial.

 

Tupã Noticias/ Com Informações do Diário de Tupã

Verifique também

Varpa: Fazenda Palma será reaberta no próximo dia 12

Desde que conseguiu decisão liminar na Justiça para retomar o território da Fazenda Palma, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *