sexta-feira , 24 de maio de 2019
Promoções
Início / Banner / A NABSHOW 2019 aconteceu em Las Vegas, entre os dias 6 e 11 de abril.

A NABSHOW 2019 aconteceu em Las Vegas, entre os dias 6 e 11 de abril.

Na abertura da NABSHOW 2019, na segunda-feira (8), o presidente da NAB (National Association of Broadcasters) Gordon Smith, afirmou que “todos têm uma história para contar”, numa referência ao tema deste ano “Every story starts here”. Para ele, “a história de um radiodifusor é a história de um herói”.

 

Agenda ABERT/AESP

O café da manhã da radiodifusão brasileira realizado na terça-feira (9), promovido pela AESP em parceria com a ABERT, com o patrocínio da Screen Service e Gates AIR, com o apoio da SINDVEL e da Câmara de Comércio do Consulado Americano de São Paulo, contou com um público de mais de 140 radiodifusores.

Na abertura do encontro o presidente da AESP, Paulo Machado de Carvalho Neto (Paulito) defendeu a urgente liberação da faixa FM estendida e afirmou que não existem impedimentos técnicos para que não seja realizada de imediato.

Também, em discurso na abertura do Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, o conselheiro da ABERT, Flávio Lara Resende, ressaltou dados de pesquisa que mostram a confiança que a população brasileira tem nas notícias veiculadas pelo rádio (64%) e pela televisão (61%). Ele lembrou que apenas entre 11% e 17% consideram as redes sociais confiáveis e criticou a assimetria regulatória que envolve o mundo digital.

Lara Resende defendeu a desregulamentação da radiodifusão e disse que o setor espera ver concluídas as políticas públicas em andamento, como a migração do rádio AM para o FM e a implementação da TV digital.

Ainda no café da manhã da radiodifusão brasileira, os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências com o vice-presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio da NAB (National Association of Broadcasters), David Layer, que apresentou dados sobre as mudanças no comportamento do público americano com o uso das smart-speakers (caixas de som inteligentes).

De acordo com Layer, o tradicional receptor de rádio AM e FM está em extinção nos lares americanos, mas as smart-speakers têm impulsionado o consumo de rádio por streaming.

O levantamento aponta que a audiência do rádio está em transformação e o cenário é positivo: 25% dos ouvintes usam o dispositivo para escutar música pelo rádio e 15% para notícias e programas de conversação. Já 28% usam para perguntas gerais e 27% para as condições do tempo.

Layer destacou ainda que a combinação entre rádio híbrido – com recepção do sinal pelo ar, de AM, FM, analógico e digital, e uso da internet para outros dados, como detalhes da programação – e rádio digital pode ser um caminho promissor para o meio. Sistemas como esse foram apresentados em um modelo da montadora Audi, em exposição na NABSHOW, e, segundo Layer, permitem uma integração entre essas tecnologias, provendo mais experiências aos usuários. Para Layer, quanto mais rádios automotivos embarquem a tecnologia, mais relevante o rádio será.

 

Consumo de rádio pelos jovens

David Layer também chamou a atenção para o consumo de rádio pelos jovens nos Estados Unidos. Ouvir música segue em alta e estável em relação aos anos anteriores: 31% preferem ouvir rádio pelo meio tradicional, enquanto 27% ouvem por streaming. Para o público entre 16 e 19 anos, o rádio tem a preferência de 12%, enquanto 60% preferem ouvir por streaming.

25% do público geral ouvem música por smartphones. Já 30% preferem pelo rádio AM/FM, mas os números variam nas faixas dos jovens entre 16 e 19 anos: 45% ouvem por smartphones, e 7%, no receptor.

Além de empresários e profissionais de rádio e TV e jornalistas, participaram do Café da Manhã do Radiodifusão Brasileira, o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Gurgel, o diretor de Radiodifusão Comercial, Flávio Lima, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, o assessor Dulcídio Pedrosa e os deputados David Soares (DEM-SP), Cleber Verde (PRB-MA) e Júlio César Ribeiro (PRB-DF).

Fez parta da agenda da ABERT/AESP, visitas aos stands, onde os radiodifusores puderam apreciar todas as novidades tecnológicas do setor.

 

Fonte: Izabel Rezende | www.aesp.org.br

Verifique também

Prefeitura de Tupã lança campanha do agasalho

A Campanha do Agasalho foi lançada oficialmente pela Prefeitura de Tupã nesta quarta-feira, dia 22, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *