Search
Close this search box.

Fórum de Tupã terá palestras de membros da Secretaria Estadual das PcDs

Fórum de Tupã terá palestras de membros da Secretaria Estadual das PcDs
Fórum de Tupã terá palestras de membros da Secretaria Estadual das PcDs

Tupã realizará o I Fórum Regional da Mulher com Deficiência dia 19 de março. O evento terá quatro palestras com temática relacionada ao incentivo a autoestima, a autonomia, o desenvolvimento individual e profissional da pessoa com deficiência (PcD). Esta será a terceira atividade presencial no município do TODAS in-Rede.

O Fórum será das 9h às 13h, no auditório da FADAP (Rua Mandaguaris, 1010). As palestrantes convidadas são representantes da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Conforme o subsecretário de Direitos Humanos, André prado, é fundamental haver participação da sociedade, pois será um espaço de discussão e apresentação de propostas, dos desafios a serem enfrentados e de revisão dos avanços conquistados pelas pessoas com deficiência nos últimos anos.

“As inscrições estão abertas, e com apoio da a Associação da Pessoa com Deficiência (APDETT), elaboramos um formulário com duas finalidades: conhecer um pouco da realidade das pessoas com deficiência do município; e facilitar a inscrição dos participantes do evento. A partir dos dados coletados poderemos planejar com mais precisão políticas públicas mais inclusivas e transformadoras”, disse.

O formulário/ficha de inscrição para participação no evento está disponível em www.tupa.sp.gov.br/mulherpcd

  • PALESTRA: Empregabilidade – Inclusão e Garantia de Direitos

PALESTRANTE: Silvana Pereira Gimenes

Coordenadora de Empregabilidade e Trabalho da SEDPcD 

 

SOBRE A PALESTRANTE: Realiza a gestão do Programa Meu Emprego Inclusivo no Estado de São Paulo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Socióloga, mestre em Administração – Gestão e Regionalidade pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com 40 anos de experiência em administração pública nas áreas de Promoção e Defesa de Segmentos Vulneráveis; Programas e Projetos de Defesa de Direitos Culturais; Gestão Pública, Planejamento Estratégico; Indicadores Sociais; Relacionamento com Governos e Sociedade e Participação Popular. Palestrante, estudiosa na área de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Cultura e Diversidade Sexual, com artigos publicados. Membro da diretoria da Associação da Parada LGBTQAI+ de São Paulo.

  • PALESTRA: Direitos Humanos – Fundamentos e aplicações na sociedade

PALESTRANTE: Claudia Carletto

Secretária executiva de Estado do Direitos da Pessoa com Deficiência 

 

SOBRE A PALESTRANTE: Atuou como Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo entre 2019 e 2022, respondendo pelas políticas públicas de direitos humanos da capital. Formada em Jornalismo, com especialização em marketing político e propaganda eleitoral e mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Claudia também já foi Secretária Executiva Adjunta de Políticas para Mulheres da cidade de São Paulo, atuando com planejamento estratégico das ações da pasta nos anos de 2018 e 2019. Entre 2017 e 2018 atuou como Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de São Paulo, coordenando atividades de gestão administrativa. Anteriormente, em 2016, foi assessora na Câmara dos Deputados no Congresso Nacional. Claudia também integrou a equipe de Diretoria e Coordenação da TV Assembleia Legislativa de São Paulo e foi assessora técnica da Secretaria Especial da Pessoal com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo.

 

  • PALESTRA: O Papel dos Conselhos Municipais na Participação Cidadã e sua importância nas decisões locais

PALESTRANTE: Letícia Peres Farias Françoso

Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

 

SOBRE A PALESTRANTE: Bancária formada em Administração de Empresas, Letícia está Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (biênio 2022/2024). Exerce o cargo de diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, assim como é diretora suplente da Federação dos Bancários de São Paulo (FEEB). Coordenadora do Coletivo dos Trabalhadores e Trabalhadoras da CUT SP, e Conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com deficiência de Piracicaba (COMDEF). Ela também participa do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Intersindical). Tem 39 anos, e foi atleta do paradesportos de alto rendimento nas modalidades de natação, vôlei sentado,  atletismo e  basquete sobre rodas.

  • PALESTRA: TODAS in-Rede – Metas do Programa para o ano de 2024

Palestrante: Caroline Reis

Coordenadora do Programa TODAS In-rede da SEDPcD 

 

SOBRE A PALESTRANTE: Atua no planejamento de conteúdos para a promoção do programa TODAS In-rede, que promove o empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social. Graduada em jornalismo pela Universidade Federal Do Tocantins (UFT), de 2019 a 2022, ela foi assistente de comunicação na Faculdade de Telêmaco Borba PR (UNIFateb), produzindo conteúdo para as redes sociais, realizando cobertura de eventos e produção de notícias. Em 2018, Caroline começou como Junior Associate na Weber Shandwick, sendo responsável pela produção de conteúdo follow up, monitoramento de mídias sociais, produção de mapeamento de análises e produção de releases das contas: Boehringer, Unimed, Novartis e Danone.

Compartilhe: