domingo , 19 de agosto de 2018
Promoções
Início / Rádio/Notícia / 93% dos comerciantes de tupã preferem fechar o comércio durante os jogos da seleção

93% dos comerciantes de tupã preferem fechar o comércio durante os jogos da seleção

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e a Associação Comercial e Industrial (Acit) realizaram uma pesquisa com os comerciantes de Tupã, para definir o horário de funcionamento do comércio durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

93% dos comerciantes entenderam que durante os jogos o comércio deve permanecer fechado, adotando-se uma jornada especial nestas datas. No dia 22 (sexta-feira), o horário de atendimento do comércio será das 12 às 18 horas. No dia 27 (quarta-feira), as lojas vão abrir às 8 horas e fechar às 14 horas.

Prosseguindo na competição, é possível que a Seleção Brasileira jogue mais vezes, que podem ser nas oitavas de final, no dia 2 de julho (segunda), às 11 horas, ou 3 (terça), às 11 horas. Já as partidas das quartas de final acontecem no dia 6 de julho (sexta), às 15 horas, ou 7 (sábado), às 11 horas.

 

As semifinais acontecerão no dia 10 de julho (terça), às 15 horas, ou dia 11 (quarta), também às 15 horas. Há ainda o jogo que define o terceiro lugar da competição, no dia 14 de julho (sábado), às 11 horas, e a grande final, no dia 15 de julho (domingo), às 12 horas.

O presidente do Sincomércio, Milton Zamora, explicou que, de qualquer modo, as horas não trabalhadas pelos funcionários, podem ser concedidas por mera liberalidade ou acordado previamente a sua compensação, mediante a utilização do banco de horas.

 

“Com as alterações promovidas pela Reforma Trabalhista, há possibilidade de pactuação do banco de horas mediante acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses; ou no mesmo mês, por acordo individual tácito ou escrito, não sendo mais necessária previsão em acordo ou convenção coletiva (art. 59, §5º e §6º, CLT)”, informou.

 

Já o presidente da Acit, Dirceu Luiz Michelan, ressaltou ainda que, não há nenhuma obrigatoriedade de fechamento e de dispensa de funcionários nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, ficando a critério de cada comerciante a abertura ou não do seu estabelecimento, no entanto, entendemos que se deve considerar a importância cultural que o evento esportivo tem para os brasileiros.

“Por esse motivo, aconselhamos que o comerciante reflita sobre a questão e os impactos que sua decisão pode causar no ambiente de trabalho”, acrescentou.

Supermercados

Os horários especiais definidos são para o comércio varejista e não se aplicam para os supermercados. Porém, os supermercados estão livres para definirem, de acordo com a necessidade de cada empresa, os horários que deverão seguir.

 

Redação Folha do Povo

Verifique também

Projeto “Hip Hop 360” apresenta neste sábado dia 18 diversas atrações musicais

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura realiza neste sábado dia 18 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *